É falso que Mercedes-Benz transferiu operações do Brasil para a Argentina

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Não é verdade que a Mercedes-Benz transferiu todas as suas operações do Brasil para a Argentina em razão de impostos e juros altos. A montadora encerrou em 2020 uma de suas três fábricas no Brasil, responsável pela produção de automóveis. Já a estrutura na Argentina, que produz apenas caminhões, foi inaugurada em 2026.

Até esta terça-feira (26), a publicação enganosa teve ao menos 300 mil visualizações no X e centenas de curtidas no Instagram.

Mercedes-Benz inicia produção de carros na Argentina após encerrar fábrica no Brasil em meio a altos impostos e juros elevados

No centro, o presidente da Argentina, Javier Milei, aparece de terno escuro, sorrindo e batendo palmas. Ele está em frente a uma linha de montagem automotiva. Ao fundo, há o letreiro e o símbolo da Mercedes-Benz na parede, além de operários e veículos em produção, incluindo uma van branca e um SUV prateado. Na parte inferior, um texto sobreposto diz: ‘Mercedes-Benz inicia produção de carros na Argentina após encerrar fábrica no Brasil em meio a altos impostos e juros elevados’.

Posts nas redes enganam ao afirmar que a Mercedes-Benz decidiu transferir suas operações do Brasil para a Argentina em razão da política econômica do governo Lula. As peças de desinformação tentam relacionar duas decisões distintas da montadora:

  • Em 2020, a Mercedes-Benz decidiu encerrar a fábrica de Iracemápolis (SP), que produzia carros de luxo, devido à crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19;
  • No ano seguinte, em 2021, a empresa decidiu inaugurar uma fábrica na Argentina para a produção específica de caminhões. A estrutura começou a funcionar neste mês.

Em nota ao Aos Fatos, a assessoria da montadora negou que o fechamento da fábrica de automóveis em 2020 tenha relação com a nova unidade de produção de caminhões na Argentina.

As peças de desinformação sugerem ainda que a montadora teria deixado de atuar no Brasil. A empresa, no entanto, ainda mantém no país a produção de veículos pesados, em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG).

Divisão de negócios. Em 2021, o grupo Daimler, dono da Mercedes, anunciou a divisão do negócio automotivo em dois segmentos: a Mercedes-Benz e a Daimler Truck.

Na nova estrutura, a Mercedes-Benz ficou responsável pela produção de carros e vans de luxo, enquanto a Daimler Truck passou a administrar o segmento de caminhões e ônibus.

No mesmo ano em que anunciou a divisão, a companhia decidiu instalar uma fábrica de caminhões na Argentina. O Centro Industrial Zárate, inaugurado em maio deste ano na província de Buenos Aires, opera junto da unidade brasileira voltada ao mesmo segmento, instalada em São Bernardo do Campo.

O caminho da apuração

Aos Fatos entrou em contato com a assessoria de imprensa da Mercedes-Benz no Brasil para questionar sobre a alegação feita pelas peças de desinformação. Também consultamos comunicados oficiais da empresa para verificar os contextos em que ocorreram o fechamento da fábrica no Brasil e a inauguração da unidade na Argentina.

Por fim, procuramos reportagens publicadas por outros veículos de imprensa para entender a divisão de negócios do grupo Daimler, anunciada em 2020.

Referências

  1. Mercedes Benz (1, 2, 3 e 4)
  2. Valor Econômico
  3. Aos Fatos
  4. Motor1
  5. Yahoo
  6. Estadão

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Leia também

falsoVídeo mostra explosão na Rússia, não bombardeio no Irã

Vídeo mostra explosão na Rússia, não bombardeio no Irã

falsoMarido de neta de Lula não ganhou licitação bilionária no RJ

Marido de neta de Lula não ganhou licitação bilionária no RJ

falsoVídeo que mostra soldados iranianos derrubando helicóptero americano é de IA

Vídeo que mostra soldados iranianos derrubando helicóptero americano é de IA

fátima
Fátima