Não é verdade que a Mercedes-Benz transferiu todas as suas operações do Brasil para a Argentina em razão de impostos e juros altos. A montadora encerrou em 2020 uma de suas três fábricas no Brasil, responsável pela produção de automóveis. Já a estrutura na Argentina, que produz apenas caminhões, foi inaugurada em 2026.
Até esta terça-feira (26), a publicação enganosa teve ao menos 300 mil visualizações no X e centenas de curtidas no Instagram.
Mercedes-Benz inicia produção de carros na Argentina após encerrar fábrica no Brasil em meio a altos impostos e juros elevados

Posts nas redes enganam ao afirmar que a Mercedes-Benz decidiu transferir suas operações do Brasil para a Argentina em razão da política econômica do governo Lula. As peças de desinformação tentam relacionar duas decisões distintas da montadora:
- Em 2020, a Mercedes-Benz decidiu encerrar a fábrica de Iracemápolis (SP), que produzia carros de luxo, devido à crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19;
- No ano seguinte, em 2021, a empresa decidiu inaugurar uma fábrica na Argentina para a produção específica de caminhões. A estrutura começou a funcionar neste mês.
Em nota ao Aos Fatos, a assessoria da montadora negou que o fechamento da fábrica de automóveis em 2020 tenha relação com a nova unidade de produção de caminhões na Argentina.
As peças de desinformação sugerem ainda que a montadora teria deixado de atuar no Brasil. A empresa, no entanto, ainda mantém no país a produção de veículos pesados, em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG).
Divisão de negócios. Em 2021, o grupo Daimler, dono da Mercedes, anunciou a divisão do negócio automotivo em dois segmentos: a Mercedes-Benz e a Daimler Truck.
Na nova estrutura, a Mercedes-Benz ficou responsável pela produção de carros e vans de luxo, enquanto a Daimler Truck passou a administrar o segmento de caminhões e ônibus.
No mesmo ano em que anunciou a divisão, a companhia decidiu instalar uma fábrica de caminhões na Argentina. O Centro Industrial Zárate, inaugurado em maio deste ano na província de Buenos Aires, opera junto da unidade brasileira voltada ao mesmo segmento, instalada em São Bernardo do Campo.
O caminho da apuração
Aos Fatos entrou em contato com a assessoria de imprensa da Mercedes-Benz no Brasil para questionar sobre a alegação feita pelas peças de desinformação. Também consultamos comunicados oficiais da empresa para verificar os contextos em que ocorreram o fechamento da fábrica no Brasil e a inauguração da unidade na Argentina.
Por fim, procuramos reportagens publicadas por outros veículos de imprensa para entender a divisão de negócios do grupo Daimler, anunciada em 2020.





