🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Mensagem pró-Bolsonaro não foi exibida na fachada de prédio da Localiza em MG

Por Luiz Fernando Menezes

16 de fevereiro de 2022, 19h17

Não é verdade que a frase “BH é Bolsonaro” foi exibida na fachada do prédio onde fica o escritório da Localiza, empresa de locação de veículos, em Belo Horizonte (MG), como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). O vídeo usado nas publicações é uma montagem produzida por uma empresa de marketing digital de Ipatinga (MG).

Publicações com a falsa atribuição das imagens acumulavam ao menos 1.500 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (16) e também circulam no Twitter e no WhatsApp (Fale com a Fátima).


Selo falso

Prédio da Localiza, aluguel de veículos, BH/MG. Av. Bernardo Vasconcelos

Postagem veicula montagem com frase pró-Bolsonaro em prédio de BH

É uma montagem o vídeo que mostra os dizeres “BH é Bolsonaro” na fachada do prédio onde fica a locadora de veículos Localiza em Belo Horizonte (MG). O conteúdo foi produzido pela IntroMaker, uma agência de marketing digital de Ipatinga (MG), e divulgado em seu perfil no TikTok em 28 de janeiro. A empresa confirmou a autoria e disse que o vídeo foi usado originalmente para divulgar seus serviços.

A Localiza negou nesta quarta-feira (16) a existência de homenagem semelhante ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no edifício.

É possível notar traços de manipulação nas imagens que têm circulado na internet. A parte do prédio com a mensagem “BH é Bolsonaro” não mostra as janelas, e as cores do texto e da bandeira estão bem mais vivas do que as da gravação original, por exemplo.

Marcas de edição na animação “BH é Bolsonaro”
Comparação. Montagem (à esquerda) não mostra demarcações de janelas do edifício

A imagem usada como base para a montagem remete a uma campanha de abril de 2020 sobre os desafios do enfrentamento à pandemia. Na ocasião, o prédio da Localiza na capital mineira recebeu uma iluminação especial (veja aqui e aqui).

Referências:

1. ABC da Comunicação
2. Seti Engenharia


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.