🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto que mostra André Mendonça com Bolsonaro em estádio de futebol é de 2019

Por Luiz Fernando Menezes

19 de abril de 2022, 14h27

Não é recente, mas de 2019, uma foto em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece ao lado do atual ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça em um camarote de um estádio de futebol (veja aqui). Na época, o magistrado era advogado-geral da União e acompanhou o mandatário no jogo entre Santos e São Paulo na Vila Belmiro.

Postagens com a foto fora de contexto foram disseminadas principalmente no Facebook, onde foram compartilhadas ao menos 2.000 vezes, e no Twitter.


Selo distorcido

Ministro do STF acompanhar um presidente em jogo de futebol é algo estranho…

Foto mostra Bolsonaro e Mendonça na Vila Belmiro em 2019, não em 2022

Foi registrada em 16 de novembro de 2019, não no domingo (17), a foto que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o agora ministro do STF, André Mendonça, em um camarote do estádio Vila Belmiro. Os dois assistiram à partida entre Santos e São Paulo no camarote de José Carlos Peres, que era presidente do time da casa. Na época, Mendonça era titular da AGU (Advocacia-Geral da União). Ele assumiu o posto no Supremo em dezembro de 2021.

Aos Fatos não identificou a origem da foto usada nas peças de desinformação, mas registros da mesma ocasião podem ser encontrados no Twitter de Mendonça, no Flickr do Planalto e na imprensa. É possível ver que, na foto compartilhada fora de contexto, os dois usam camiseta do Santos e relógios, e o mesmo segurança aparece entre eles segurando uma bolsa preta.

Em 2019, Bolsonaro e Mendonça usavam camiseta do Santos no camarote

Bolsonaro voltou à Vila Belmiro no último final de semana para assistir à partida do Campeonato Brasileiro entre Santos e Coritiba. Registros feitos em vídeo mostram que o presidente vestia uma camisa cinza (veja abaixo), enquanto em 2019 ele usava uma camiseta do Santos. Segundo a assessoria do clube, Mendonça não estava presente no camarote no domingo (17).

Foto registrada no domingo (17) mostra Bolsonaro com roupa diferente à da foto compartilhada como recente
Domingo. Bolsonaro vestia camisa cinza ao assistir partida entre Santos e Coritiba (Raul Baretta, Enquadrar/Estadão Conteúdo

Referências:

1. Terra
2. Poder360
3. Twitter (AndreMendoncaAGU)
4. Flickr
5. UOL (1 e 2)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.