Medida que pune juízes e procuradores copia projeto de Maluf

Compartilhe

Votado na Câmara na madrugada desta quarta-feira (30), o pacote de medidas contra a corrupção prevê punições a juízes e procuradores conforme texto originalmente apresentado pelo deputado Paulo Maluf (PP-SP). O congressista é alvo de ao menos 11 ações na Justiça, segundo o projeto Excelências, da Transparência Brasil. Em duas delas é réu em ação penal por lavagem de dinheiro e crime eleitoral de falsidade ideológica, embora negue as irregularidades.

Apresentada pelo PDT na votação desta quarta e assinada por líderes do PT, do PP, do PTB e do PSC, a emenda nº4 "deixa expressa a responsabilidade de quem ajuíza ação civil pública popular e de improbidade temerárias, com má-fé, manifesta intenção de promoção pessoal ou visando perseguição política", conforme consta de seu resumo. A proposta foi aprovada em plenário por 313 votos favoráveis a 132 contrários.

Aos Fatos verificou que trechos da emenda são semelhantes ao texto de projeto de lei de autoria de Maluf apelidado de Lei da Mordaça por procuradores e demais membros do Ministério Público. Criado pelo deputado em 2007, o projeto nunca foi analisado em plenário. A data da última movimentação da matéria na Câmara é de 2013, quando foi apresentado requerimento, não apreciado, para inclusão da proposta na ordem do dia.

Ao comparar os dois documentos, Aos Fatos viu que eles descrevem dois artigos a serem incorporados ao projeto de lei de forma muito semelhante.

Clique nas imagens para ler a íntegra dos documentos.

O resumo da proposta também tem formulação idêntica.

Aos Fatos entrou em contato com o PDT, que protocolou a emenda. Segundo o chefe da assessoria jurídica da sigla, o assunto versa sobre lei de responsabilidade e abuso de autoridade, que têm como base os mesmos artigos. "Pode ser que tenha tido essa coincidência", disse.

Conforme o assessor, os congressistas que apresentaram a emenda não falaram com Maluf, "até porque foi uma correria só, nem daria tempo", relatou.

Questionada, a assessoria de Maluf ainda não respondeu se a proposta da emenda aprovada nesta madrugada vai ao encontro do que defende o deputado. Segundo o sistema da Câmara, ele estava presente durante a sessão que analisou o pacote anticorrupção, mas não tem voto registrado.

Compartilhe

Leia também

Instagram impulsiona anúncio do jogo do bicho que pede dinheiro de rescisão trabalhista

Instagram impulsiona anúncio do jogo do bicho que pede dinheiro de rescisão trabalhista

falsoÉ falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

É falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet