🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

MC Marcinho não esperou três anos e meio por transplante de coração

Por Bianca Bortolon

31 de agosto de 2023, 17h28

Não é verdade que o MC Marcinho esperou três anos e meio por um transplante de coração, como afirmam publicações nas redes. O hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, onde o funkeiro estava internado antes de morrer, informou que ele entrou na fila de espera pelo procedimento já em prioridade, no dia 11 de julho deste ano.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 13 mil curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (31).


Selo falso

Vale lembrar que, MC MARCINHO esperou por um órgão três anos e meio e faleceu ontem por ter sido retirado da fila de espera

 Print de postagem alegando que o funkeiro MC Marcinho esperou três anos e meio por um transplante de coração; na verdade, o cantor entrou na fila no dia 11 de julho deste ano.

Publicações nas redes mentem ao alegar que MC Marcinho esperou três anos e meio por um transplante de coração. Em nota, o hospital Copa D’Or informou ao Aos Fatos que o cantor entrou na fila de espera pelo transplante no dia 11 de julho deste ano. Dois dias depois, ele passou por um procedimento cirúrgico para implantação de um coração artificial.

Segundo o hospital, MC Marcinho entrou na fila de espera pelo transplante já como prioridade, ocupando uma posição alta devido à gravidade — o cantor utilizava medicação para ajudar o funcionamento do coração e do coração artificial. Entretanto, por conta de uma infecção respiratória e complicações clínicas que tornavam o transplante impossível de ser realizado naquele momento, o caso do músico foi suspenso da lista no dia 22 de agosto. O quadro de saúde foi agravado e culminou na morte do cantor no sábado (26).

Faustão. As postagens falsas sobre a situação médica de MC Marcinho relacionam o caso do cantor ao do apresentador Fausto Silva, que realizou um transplante de coração no último domingo (27). Faustão foi diagnosticado com insuficiência cardíaca grave e recebeu indicação para o procedimento uma semana antes do transplante.

A velocidade do caso de Faustão levantou suspeitas nas redes sociais, com muitos usuários questionando se o apresentador teria desrespeitado a ordem da fila do SNT (Sistema Nacional de Transplantes) ou levantando suspeitas sobre os motivos que levaram Faustão à prioridade na fila de transplantes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Recentemente, o Aos Fatos desmentiu publicações que utilizavam uma troca de mensagens fictícias como se fosse real para alegar que um paciente de 73 anos, idade de Faustão, deveria “furar a fila de espera” do transplante de coração devido a ordens superiores.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Estadão Verifica.

Referências:
1. G1 (1, 2)
2. Terra
3. O Globo
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.