🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Manifestantes não escreveram ‘onestidade’ em cartaz de apoio a Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

28 de maio de 2019, 13h13

Foi editada a imagem de um cartaz das manifestações pró-governo do último domingo (26) em que aparece a mensagem “Presidente, sua onestidade me basta”. A foto, que vem sendo compartilhada nas redes para criticar os manifestantes, tem marcas visíveis de manipulação.

A imagem editada foi publicada no Facebook por perfis pessoais e páginas como Resistência Armada e já tem cerca de 1.500 compartilhamentos. Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


FALSO

Presidente, sua onestidade me basta.

Uma imagem editada que mostra uma faixa onde está escrita a palavra “honestidade” sem o “h” circula nas redes sociais em publicações de usuários que questionam a inteligência do público que participou dos protestos a favor do presidente Bolsonaro.

Aos Fatos não conseguiu localizar a foto original do banner, o que não nos permite afirmar que ela tenha sido feita, de fato, em um dos atos do último domingo. Porém, uma análise mais detalhada da imagens evidencia a edição que foi feita na faixa da foto, demonstrando que a letra ‘h’ foi apagada.

Ao escurecer a imagem (ver acima), é possível verificar claramente um retângulo inserido digitalmente no local onde deveria estar o ‘h’. A ausência de brilho e das dobras do cartaz no local também indicam que houve manipulação.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.