Manifestantes não escreveram ‘onestidade’ em cartaz de apoio a Bolsonaro

Compartilhe

Foi editada a imagem de um cartaz das manifestações pró-governo do último domingo (26) em que aparece a mensagem “Presidente, sua onestidade me basta”. A foto, que vem sendo compartilhada nas redes para criticar os manifestantes, tem marcas visíveis de manipulação.

A imagem editada foi publicada no Facebook por perfis pessoais e páginas como Resistência Armada e já tem cerca de 1.500 compartilhamentos. Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


FALSO

Presidente, sua onestidade me basta.

Uma imagem editada que mostra uma faixa onde está escrita a palavra “honestidade” sem o “h” circula nas redes sociais em publicações de usuários que questionam a inteligência do público que participou dos protestos a favor do presidente Bolsonaro.

Aos Fatos não conseguiu localizar a foto original do banner, o que não nos permite afirmar que ela tenha sido feita, de fato, em um dos atos do último domingo. Porém, uma análise mais detalhada da imagens evidencia a edição que foi feita na faixa da foto, demonstrando que a letra ‘h’ foi apagada.

Ao escurecer a imagem (ver acima), é possível verificar claramente um retângulo inserido digitalmente no local onde deveria estar o ‘h’. A ausência de brilho e das dobras do cartaz no local também indicam que houve manipulação.

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

Post engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

falsoVídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

Vídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

falsoÉ falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos

É falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos