🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

'Mamadeiras eróticas' não foram distribuídas em creches pelo PT

28 de setembro de 2018, 15h31

É falsa a afirmação de que mamadeiras com bico de borracha em formato de pênis foram distribuídas em creches pelo PT para combater a homofobia, como sustenta um vídeo compartilhado no Facebook na última terça-feira (25) e que, em sua publicação original, já contava com mais de 92 mil compartilhamentos nesta sexta-feira (28).

Na gravação, um homem mostra o objeto e diz que a mamadeira é "distribuída em creche, para seu filho, com a desculpa de combater a homofobia". O vídeo não menciona em qual unidade de ensino, município ou Estado ocorreria a suposta distribuição. Ele ainda afirma que se trata de "parte do kit gay, uma invenção de Haddad", em referência ao candidato à presidência pelo PT, Fernando Haddad.

Embora vários usuários tenham entendido a publicação como sátira, ironizado o post e contestado a veracidade do conteúdo nos comentários, houve quem manifestasse indignação e revolta, confiando nas informações do autor.

O PT, a campanha de Fernando Haddad e o Ministério da Educação negaram que tenha havido a distribuição do produto em creches públicas.

Este conteúdo foi originalmente verificado pelo Comprova — coalizão de 24 veículos de imprensa brasileiros para combater a desinformação nas redes sociais. Aos Fatos, que atesta as informações desta checagem, é parceiro institucional da iniciativa.

Denunciado por usuários do Facebook, as publicações com este vídeo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).

Confira, abaixo, mais detalhes do que foi verificado.


FALSO

OLHA O QUE O PT ESTÁ COLOCANDO NAS CRECHES MEU DEUS DO CÉU

É falsa a afirmação de que mamadeiras com bico de borracha em formato de pênis foram distribuídas em creches pelo PT para combater a homofobia. Em um vídeo publicado por um usuário do Facebook, no dia 25 de setembro, o autor da gravação mostra o objeto e diz que a mamadeira é "distribuída em creche, para seu filho, com a desculpa de combater a homofobia". O vídeo não menciona em qual unidade de ensino, município ou Estado ocorreria a suposta distribuição. Ele ainda afirma que se trata de "parte do kit gay, uma invenção de Haddad", em referência ao candidato à presidência pelo PT, Fernando Haddad.

Embora vários usuários tenham entendido a publicação como sátira, ironizado o post e contestado a veracidade do conteúdo nos comentários, houve quem manifestasse indignação e revolta, confiando nas informações do autor. Até a tarde desta sexta-feira, 28 de setembro, o Facebook informava que 5,4 mil pessoas que curtiram o vídeo haviam reagido com humor (Haha); outras 2,8 mil com indignação (Grr).

Além da publicação original, o vídeo foi replicado em posts de outros perfis pessoais na rede e, novamente, muitos usuários afirmaram acreditar na veracidade do conteúdo.

O Comprova fez buscas com a descrição do objeto no Google e constatou que o produto existe e é comercializado para o público adulto em sex shops. Uma das lojas que anuncia a venda pela internet informou ao Comprova que a mercadoria é importada.

A Secretaria Nacional de Comunicação do PT disse desconhecer o vídeo do Facebook e afirmou que o partido e a campanha de Haddad não tem qualquer ligação com o produto mostrado na gravação.

O Ministério da Educação (MEC) observou que cada município e Estado é autônomo e que a gestão de educação básica é dos entes federados, confirmando que não existiu distribuição de material daquele tipo por parte do governo federal.

O Comprova tentou contato com o responsável pelo post no Facebook para esclarecer se ele é o autor da gravação e qual seria sua intenção ao divulgar o vídeo, mas não obteve resposta até a publicação desta verificação. As publicações mais recentes do perfil apoiam candidatura de Jair Bolsonaro.

A publicação original do vídeo no Facebook teve 3,5 milhões de visualizações e mais de 92 mil compartilhamentos entre os dias 25 e 28 de setembro.


Aos Fatos é parceiro institucional do Comprova. Por meio dessa parceria, reproduz gratuitamente o conteúdo gerado pelo consórcio e presta consultoria sem contrapartida sobre tecnologia em checagem de fatos. A iniciativa é uma coalizão de 24 veículos de imprensa cujo objetivo é combater a desinformação durante as eleições presidenciais.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.