🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Mais uma corrente falseia resultados de pesquisas eleitorais

Por Luiz Fernando Menezes

28 de outubro de 2018, 16h10

Acompanhada da mensagem “#NãoAceitamosFraudes”, uma imagem falseia os números de cinco pesquisas eleitorais para sugerir que não há nenhuma chance de Jair Bolsonaro (PSL) não ganhar as eleições.

A peça, que nada mais é do que um print de uma conversa do WhatsApp com um filtro em cima, inventa números de algumas pesquisas, utiliza resultados velhos de outra e até inventa pesquisas.

A imagem foi publicada por perfis pessoais e já acumula mais de 40 mil compartilhamentos. O conteúdo foi denunciado por usuários do Facebook e classificadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Ibope: Bolsonaro 57% Haddad 43%; Band News: Bolsonaro 73% Haddad 27%; Paraná Pesquisas: Bolsonaro 61%, Haddad 39,1%; Record News: 74%, Haddad 16%; BTG Pactual: Bolsonaro 63%, Haddad 37%.

Está circulando pelas redes sociais uma imagem com números de cinco “pesquisas eleitorais” — Ibope, BandNews, Paraná Pesquisas, Record News e BTG Pactual — para sugerir que não há chances de Fernando Haddad ganhar as eleições sem algum tipo de fraude. A imagem, no entanto, não traz nenhum dado correto: ou utiliza números antigos ou inventa pesquisas e resultados.

Na última pesquisa Ibope, publicada ontem (27), Bolsonaro contabilizava 54% dos votos válidos, contra 46% de Haddad. Os números da imagem (57% a 43%) são de pesquisa eleitoral mais antiga feita pelo Ibope e publicada no dia 23.

A última pesquisa Paraná Pesquisas, divulgada no dia 26, foi a que trouxe os melhores dados para Bolsonaro: o deputado apareceu com 60,6% dos votos válidos, contra 39,4% do ex-prefeito de São Paulo. Os números são ligeiramente diferente dos que aparecem na imagem.

Já em relação à pesquisa do Instituto FSB Pesquisas, por encomenda do BTG Pactual, o número está próximo, mas ainda está incorreto. Publicada no dia 22, trazia Bolsonaro com 60% dos votos válidos contra 40% de Haddad. Esse não é o primeiro boato com o nome da pesquisa. Aos Fatos checou uma outra história falsa envolvendo q pesquisa do BTG Pactual neste final de semana.

Não existem pesquisas eleitorais realizadas pela BandNews ou pela Record News. Em relação à primeira, há apenas o Índice Eleitoral Band Eleições 2018, um levantamento das pesquisas de intenção de voto produzido pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). Em sua última atualização, feita no dia 26, Bolsonaro aparecia com 57% dos votos válidos, contra 43% de Haddad. Na imagem que circula nas redes sociais, as intenções de voto em Bolsonaro estão muito acima do que o realmente registrou a pesquisa.

A Record, por sua vez, encomendou uma pesquisa da RealTime Big Data, que foi publicada ontem (27). Nela, o candidato do PSL aparecida com 55% dos votos válidos, contra 45% do petista, intenções de votos diferentes da apresentada na image.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.