🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Maia não anunciou pré-candidatura à Presidência em 2022; vídeo é de 2018

Por Luiz Fernando Menezes

10 de março de 2020, 15h33

Não é verdade que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2022. Um vídeo de março 2018 no qual o deputado afirmava que disputaria o pleito daquele ano tem sido compartilhado como se fosse recente por publicações que convocam a população para os atos pró-governo do próximo dia 15 (veja aqui). Segundo as postagens, ao anunciar sua pretensão de ser candidato, o deputado demonstraria estar contra o presidente Jair Bolsonaro.

As peças de desinformação com o vídeo descontextualizado acumulam mais de 1.000 compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (10). Todas elas foram marcadas como FALSAS na na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


FALSO

Rodrigo Maia viajando na maionese, já que foi limitado pelo Governo os vôos particulares nos aviões da FAB. Aviões da FAB agora, só em viagens oficiais. Vamos mudar Brasil! Vamos resgatar nosso dinheiro das mãos dos políticos que usufruem de nossos impostos irregularmente. Candidato a Presidente 2022?!

Baseado na ética, na verdade e na transparência, Rodrigo Maia anuncia que será candidato a presidência para combater a velha política. Dia 15 precisamos mostrar a popularidade dele.

Um vídeo no qual o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), diz que será candidato à Presidência da República vem sendo compartilhado por publicações que convocam a população para as manifestações pró-governo do próximo dia 15. Outras usam o vídeo para argumentar que, ao antecipar sua participação no pleito de 2022, o deputado demonstraria sua oposição ao presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o vídeo é de março de 2018, quando Maia anunciou que disputaria as eleições presidenciais daquele ano.

Na ocasião, o deputado disse, em discurso a correligionários, que assumiria “o desafio de construir com o povo brasileiro um pacto para romper o que há de velho e atrasado na política brasileira”. O vídeo foi originalmente publicado pelo UOL.

Rodrigo Maia foi pré-candidato à Presidência até julho de 2018, quando divulgou uma carta afirmando que iria concorrer ao seu sexto mandato como deputado federal. Na época, ele também anunciou apoio à candidatura do tucano Geraldo Alckmin.

Aos Fatos pesquisou comentários na imprensa e publicações nas redes sociais de Maia que indiquem uma possível candidatura dele à Presidência em 2022, mas não encontrou nada semelhante ao sugerido pelas peças de desinformação. Em fevereiro deste ano, o deputado chegou a defender uma união do Centrão em torno de um único candidato e listou como possíveis nomes João Doria (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e o apresentador Luciano Huck. Em outubro do ano passado, Maia também disse era irresponsável falar de eleição três anos antes do pleito: “Não está na hora de tratar de eleição. Isso é um suicídio coletivo”.

A narrativa da desinformação. Diversas versões da mesma publicação enganosa vêm sendo compartilhadas na rede. Algumas apenas sugerem que Maia estaria se antecipando em um processo eleitoral que vai ocorrer apenas daqui a dois anos. Outras usam o vídeo para convocar a população para os atos marcados para o próximo dia 15.

O vídeo descontextualizado também tem sido compartilhado por publicações que sugerem que Maia estaria fazendo manobras políticas para enfraquecer uma eventual tentativa de reeleição de Jair Bolsonaro em 2022.

Aos Fatos entrou em contato com o presidente da Câmara para que pudesse se manifestar sobre a peça de desinformação. No entanto, não obteve resposta até o momento.

Referências:

1. UOL
2. G1
3. Revista Exame
4. Estadão


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.