🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lulu Santos não publicou carta no Diário de S.Paulo; boato ressurge nas redes

Por Luiz Fernando Menezes

1 de março de 2019, 16h30

Voltou a circular nas redes sociais um texto falsamente atribuído ao cantor Lulu Santos e que teria sido publicado no jornal Diário de S.Paulo, já extinto, com um apelo por uma “reforma profunda na política nacional”.

Esse boato surgiu na internet em 2013 e, de lá pra cá, a carta já teve vários autores além do músico, como a jornalista Miriam Leitão, o deputado federal Tiririca (PR-SP), o funkeiro Mr. Catra e Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor. O texto, na realidade, foi escrito por um leitor do jornal paulista, Rogério Moreira, e publicado na seção de cartas do Diário de S.Paulo há seis anos.

Desta vez, a falsa carta de Lulu Santos foi reproduzida na publicação de um perfil pessoal no Facebook no dia 19 de fevereiro, e já acumulava cerca de 66 mil compartilhamentos até a tarde desta sexta-feira (1º). Esta e outras publicações com o mesmo conteúdo enganoso foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

DESABAFO ... !!! Vejam o que o cantor Lulu Santos escreveu hoje no Jornal Diário de São Paulo.

Acordem povo Brasileiro.
Estamos sendo ridicularizados no mundo inteiro. Somos todos um bando de bobos, imbecis.

No dia 25 maio de 2013, a edição impressa do jornal Diário de S. Paulo trouxe na coluna “Diário do Leitor” uma carta do leitor Rogério Moreira, que listava problemas no Brasil e chamava a população para se “unir e lutar por um só motivo: nossos direitos”.

Desde então, esse texto vem sendo republicado em correntes e sites na internet com diferentes autorias, como Miriam Leitão, Roger Moreira, Tiririca e Mr. Catra. Lulu Santos passou "assinar" o texto quando o boato voltou a circular nas redes sociais em meados do ano passado.

Com a apresentação da reforma da Previdência, na semana passada, o texto ressurgiu nas redes por trazer críticas ao sistema político e conclamar os aposentados do Brasil por mudanças no país.

Apesar de já ter sido desmentido em outras ocasiões, não são poucas as pessoas que ainda creem na veracidade do conteúdo falso. Reproduzida em um perfil pessoal de Facebook, a carta de Lulu Santos já reúne mais de 66 mil compartilhamentos e comentários como “Muito bem dito” e “Até que enfim falou alguma coisa que presta, parabéns!”.

Em maio do ano passado, Lulu Santos desmentiu a autoria do texto em um post no Twitter: "O texto abaixo atribuído a mim é absolutamente falso. Fake news da pior espécie e me admira que algum meio de informação minimamente responsável o esteja veiculando. Não é minha linguagem e tampouco meu pensamento”.

O Diário de S.Paulo declarou falência em janeiro de 2018 e parou de circular no dia 23 daquele mesmo mês. É impossível, portanto, que Lulu tenha publicado um texto no jornal recentemente.

O Boatos.org já publicou uma checagem sobre este conteúdo.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.