"Vou começar pela Bahia e terminar no Maranhão. Quero ver de perto como eles estão estragando o nosso país", disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao anunciar para este mês uma caravana pela região Nordeste. Parte da estratégia de sua pré-campanha, o foco das viagens, entretanto, será em cidades onde o PT teve queda expressiva de votos desde 2006.
O enfoque ganha relevância exatamente por ser no Nordeste que o partido tem registrado maiores percentuais de voto nas últimas eleições. Do total de 25 cidades por onde Lula irá passar até o fim deste mês, 15 registraram menor apoio ao PT desde a sua reeleição, em 2006.
Exemplo disso são as duas cidades por onde o petista irá passar na Paraíba. De acordo com dados levantados por Aos Fatos no site do Tribunal Superior Eleitoral, trata-se de um dos estados onde o PT teve uma queda expressiva no número de votos entre as campanha de Lula e Dilma. No primeiro turno de 2014, por exemplo, na capital João Pessoa, a candidata Marina Silva (então PSB, hoje Rede) conseguiu cerca de 100 mil votos dos 384 mil possíveis e, na cidade de Campina Grande, Aécio Neves (PSDB) foi o candidato mais votado.
Outras cidades em que o PT perdeu uma quantidade significativa de votos foram as capitais Salvador (872 mil votos em 2006; 720 mil em 2010; 644 mil em 2014) e Recife (518 mil votos em 2006; 378 mil em 2010; 239 mil em 2014).
Até mesmo na cidade de Granito (PE) — onde, no primeiro turno, Lula obteve 81% dos votos em 2006 e Dilma conseguiu 92% dos votos 2010 — o resultado das últimas eleições foi menor do que o esperado: o eleitorado petista caiu para 77%.
A exceção no roteiro é o Estado de Sergipe, que será a localidade mais visitada pelo ex-presidente durante a caravana. Nessa região, o número de votos praticamente se manteve: em 2006, Lula conseguiu no primeiro turno 46% dos votos do eleitorado das cinco cidades que agora vai visitar: Estância, Aracaju, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. Dilma, em 2014, conseguiu 45% do eleitorado da região.
Em termos gerais, quando disputou a reeleição em 2006, Lula teve 3 milhões de votos nas cidades que serão visitadas (cerca de 60% do total de votos válidos nessas regiões) durante o primeiro turno. No segundo turno, o ex-presidente recebeu 3,7 milhões de votos e chegou a 81% do eleitorado na região.
Dilma, por outro lado, em 2010, sua primeira eleição, conseguiu 2,5 milhões de votos no primeiro turno (cerca de 47% do total) nesse mesmo roteiro e 3,3 milhões no segundo (cerca de 63% do total). Na reeleição de Dilma, em 2014, os valores foram parecidos — 43% dos votos válidos no primeiro turno e 63% no segundo.
A região que será visitada representa 6,5% dos votos que Lula recebeu em sua última eleição. Já para a ex-presidente Dilma, a região foi responsável por 6,6% dos votos em 2014.
Mesmo sendo o candidato com maior rejeição (46%), segundo o Datafolha, Lula é apontado como o político com a maior intenção de voto (30%). No Nordeste, o ex-presidente abre vantagem: tem 48% de preferência, na frente da Marina Silva, que está em segundo lugar com 14%, e de Jair Bolsonaro, em terceiro com 12%.
Vale lembrar que essa pesquisa do Datafolha foi realizada antes da condenação de Lula pelo caso do tríplex e da denúncia pelo caso do sítio de Atibaia.
A caravana, intitulada “Lula pelo Brasil”, começará no dia 17 de agosto e passará por todos os Estados nordestinos, visitando as capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, São Luís e Teresina. A viagem deverá terminar no dia 5 de setembro, na cidade de São Paulo.