🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não postou tuíte em que diz ‘chega dessa coisa de cristianismo’ e ‘Estado será o novo Deus’

Por Priscila Pacheco

7 de outubro de 2022, 19h33

É uma montagem o tuíte atribuído ao ex-presidente e candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, com as afirmações “chega dessa coisa de cristianismo” e “o Estado será o novo Deus dos brasileiros” (veja aqui). A postagem não foi veiculada no perfil do petista, como atesta ferramenta do Aos Fatos que coleta todas as publicações dos presidenciáveis, inclusive as que foram apagadas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulam ao menos 2.374 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (7) e também circula no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Tuíte inventado atribuído a Lula com as frases “nem Jesus Cristo poderá nos parar. Chega dessa coisa de cristianismo. O Estado será o novo Deus dos brasileiros”

Diferentemente do que alegam as postagens checadas, o ex-presidente e candidato do PT ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, não postou no Twitter a seguinte mensagem: "Vamos vencer Bolsonaro com a ajuda do pai Xangô e das entidades do candomblé que nos apoiam. Nem Jesus Cristo poderá nos parar. Chega dessa coisa de cristianismo. O Estado será o novo Deus dos brasileiros”. Além de não constar no perfil do petista, este tuíte não aparece na compilação de publicações dos presidenciáveis, alimentada automaticamente por Aos Fatos desde fevereiro. A ferramenta capta, inclusive, posts apagados.

Ao buscar postagens antigas do ex-presidente no Twitter, Xangô, orixá que representa a justiça nas religiões de matriz africana, aparece em uma postagem de 2017 na qual ele afirma que recebeu uma machadinha que o representa. Jesus aparece em cinco postagens recentes, nas quais o ex-presidente fala sobre leis instituídas no seu governo, critica o presidente Jair Bolsonaro (PL) e homenageia Dom Cláudio Hummes, morto em julho de 2022. O tuíte mais recente que mescla estado e religião foi publicado em 6 de outubro, quando o ex-presidente defendeu a liberdade religiosa.

Em eventos de campanha, Lula costuma dizer que é cristão e agradecer a Deus pelos apoios recebidos. O seu último evento com líderes religiosos aconteceu em 4 de outubro, um encontro com franciscanos da Igreja Católica.

Referências:

1. Twitter Lula (Fontes 1, 2 e 3)
2. Terra
3. Vatican News
4. Folha de S. Paulo
5. Escriba (Fontes 1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.