🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não foi vaiado e chamado de ‘ladrão’ durante evento do Minha Casa, Minha Vida em Viamão

Por Milena Mangabeira

3 de julho de 2023, 16h37


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi vaiado e nem chamado de “ladrão” em evento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, na cidade de Viamão (RS), como fazem crer publicações que circulam nas redes. O vídeo original da transmissão teve o áudio manipulado no TikTok para incluir gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

Até a manhã desta segunda-feira (03), publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2,2 milhões de visualizações em várias versões no TikTok e ao menos 45 mil compartilhamentos no Facebook. O conteúdo falso circula também no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Lula pediu para selecionar quem ia estar no local para não ser chamado de ladrão. Mas o hino foi cantado

Imagem mostra print de vídeo no TikTok que usa discurso de Lula com áudio manipulado para dar a entender que ele foi vaiado e chamado de “ladrão”, o que é mentira.

Não é verdade que o presidente Lula (PT) foi recebido com vaias e gritos de “ladrão” em evento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida no município de Viamão (RS), como alegam publicações compartilhadas nas redes.

O vídeo original da transmissão ao vivo da cerimônia mostra que o presidente não foi ofendido pelo público. A versão das imagens que circula com gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” teve o áudio inserido pela ferramenta do TikTok.

O trecho utilizado nos vídeos editados traz o prefeito da cidade de Viamão, Nilton Magalhães (PSDB), que foi vaiado ao ser anunciado e convidado a falar durante o evento. O prefeito também foi interrompido em outros momentos com manifestações do público presente. Veja o vídeo:

Essa não é a primeira peça desinformativa que utiliza áudios fora de contexto com ofensas ao presidente Lula. Na última semana, o Aos Fatos checou que Lula não foi hostilizado durante evento de lançamento do Plano Safra, nem foi ofendido durante o evento Power Our Planet, em Paris.

Referências:

1. YouTube (CanalGov)
2. G1
3. Aos Fatos (1, 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.