🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não foi diagnosticado com Covid-19 nem fez teste no Hospital Adventista

Por Priscila Pacheco

6 de agosto de 2020, 19h03

É falsa a informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sido diagnosticado com Covid-19 pelo Hospital Adventista, conforme dizem postagens que têm circulado nas redes sociais (veja aqui). A assessoria do petista e a unidade de saúde negam a informação. Além disso, o site citado como fonte das postagens, Portal 24hs, aparece em pesquisas no Google como um gerador de pegadinhas online.

No Facebook, postagens com a peça de desinformação reúnem ao menos 1.290 compartilhamentos nesta quinta-feira (6). Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Lula está com coronavírus confirmado pelo Hospital Adventista

Postagens que têm circulado nas redes sociais insinuam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com Covid-19, diagnosticado pelo Hospital Adventista. Entretanto, a informação é falsa. Procurado por Aos Fatos, o petista afirmou, por meio de sua assessoria, que não está doente nem com suspeita.

Por telefone, a assessoria do Hospital Adventista negou que o ex-presidente tenha feito exames em suas unidades de saúde. Em março, Lula ficou em quarentena após chegar de uma viagem à Europa. No entanto, nem naquele momento o político fez teste, pois não apresentou nenhum tipo de sintoma.

A peça de desinformação destaca a imagem da manchete com a URL de um site chamado Portal 24hs. Aos Fatos verificou que a página está fora do ar e, em pesquisa no Google, ela aparece com as seguintes descrições: “crie pegadinhas online e divirta-se” e “compartilhe esta pegadinha em suas redes sociais e trolle seus amigos”.

Referências:

1. Folha de S. Paulo
2. Poder 360


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.