É falsa a informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sido diagnosticado com Covid-19 pelo Hospital Adventista, conforme dizem postagens que têm circulado nas redes sociais (veja aqui). A assessoria do petista e a unidade de saúde negam a informação. Além disso, o site citado como fonte das postagens, Portal 24hs, aparece em pesquisas no Google como um gerador de pegadinhas online.
No Facebook, postagens com a peça de desinformação reúnem ao menos 1.290 compartilhamentos nesta quinta-feira (6). Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).
Lula está com coronavírus confirmado pelo Hospital Adventista
Postagens que têm circulado nas redes sociais insinuam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com Covid-19, diagnosticado pelo Hospital Adventista. Entretanto, a informação é falsa. Procurado por Aos Fatos, o petista afirmou, por meio de sua assessoria, que não está doente nem com suspeita.
Por telefone, a assessoria do Hospital Adventista negou que o ex-presidente tenha feito exames em suas unidades de saúde. Em março, Lula ficou em quarentena após chegar de uma viagem à Europa. No entanto, nem naquele momento o político fez teste, pois não apresentou nenhum tipo de sintoma.
A peça de desinformação destaca a imagem da manchete com a URL de um site chamado Portal 24hs. Aos Fatos verificou que a página está fora do ar e, em pesquisa no Google, ela aparece com as seguintes descrições: “crie pegadinhas online e divirta-se” e “compartilhe esta pegadinha em suas redes sociais e trolle seus amigos”.
De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.