Não é verdade que a ONU (Organização das Nações Unidas) convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discursar porque o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ontem teria sido um “fiasco”, como afirmam nas redes (veja aqui). O evento com o petista não integra a programação da 75ª Assembleia Geral da entidade e foi organizado pela Icesco (Organização do Mundo Islâmico para Educação, Ciência e Cultura). Além disso, o convite a Lula veio antes da transmissão do discurso de Bolsonaro.
A informação enganosa foi publicada inicialmente pelo site Esmael Morais na tarde da última terça-feira (22) e logo compartilhada por páginas e perfis sociais no Facebook. Até a publicação desta checagem, a peça acumulava ao menos 8.000 compartilhamentos. Todas as publicações do tipo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).
ONU convida Lula para discursar, após fiasco de Bolsonaro.
Segundo texto que vem viralizando nas redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria sido convidado para discursar na ONU “após a vergonha mundial que Jair Bolsonaro fez nesta terça-feira (22)”. A mensagem cita o webinário “Educação e as sociedades que queremos”, que ocorrerá nesta quinta-feira (24). Diferentemente do que alega a publicação, no entanto, o evento não faz parte da Assembleia Geral da ONU, que foi aberta com o discurso do presidente Bolsonaro. Lula não está inscrito nos eventos oficiais, como pode ser verificado na agenda da 75ª edição.
O webinário do qual participará o petista é organizado pela Icesco (Organização do Mundo Islâmico para Educação, Ciência e Cultura). O Conselho de Direitos Humanos da ONU aparece apenas como parceiro do evento, assim como o Instituto Lula.
Outra informação incorreta é a de que o petista teria sido convidado após a fala de Bolsonaro, que foi transmitida por volta das 10h30 no horário de Brasília. Como pode ser verificado na página da Icesco no Facebook, às 4h37 da última terça-feira (22), o evento já havia sido anunciado e contava com o selo do Instituto Lula.
Questionada pelo Aos Fatos, a assessoria do Instituto Lula confirmou a informação: “Essa frase [‘ONU convida Lula para discursar, após fiasco de Bolsonaro’] está errada porque o convite do evento é anterior”.
Outro lado. O site Esmael Morais publicou o texto na tarde da última terça-feira (22). Na tarde desta quarta, no entanto, emitiu uma correção, explicando que “o pronunciamento do ex-presidente Lula na ONU não tem relação com o discurso de ontem do presidente Jair Bolsonaro”. Mesmo assim, o texto com a desinformação continuava no ar e não continha nenhuma modificação até a publicação deste texto.
Como o site Esmael Morais não disponibiliza contato, o Aos Fatos pediu um comentário sobre a checagem por meio de mensagem.