Lula não estava bêbado nem urinou na calça em Davos; boato sobre foto de 2009 ressurge nas redes

Compartilhe

Uma montagem engana ao afirmar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria discursado bêbado e urinado na própria calça em sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, em 2003. Na verdade, a foto usada nas publicações é de 2009 e foi feita durante um evento em Brasília.

Desde aquela época, essa imagem tem sido usada em boatos que acusam Lula de embriaguez e apontam uma sombra na calça do petista como prova de que ele havia urinado em si mesmo. Nada disso, porém, provou-se verdadeiro. Agora, a notícia falsa foi repaginada para se contrapor às críticas ao discurso do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na Suíça na última terça-feira (22).

Publicações com a montagem enganosa estão em diversos perfis pessoais no Facebook. Somente uma delas já acumulava mais de 13 mil compartilhamentos nesta quinta-feira (24). As que restaram foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).

No Twitter, a montagem falsa foi compartilhada pelo músico Roger Moreira, da banda Ultraje a rigor, e já tem mais de 1.500 retweets.


FALSO

Lula dá vexame na Suíça, fica bêbado, se mija todo e os assessores tiveram que o levar discretamente embora para o hotel. Ministra [Dilma] fica profundamente envergonhada.

Dias após o presidente Jair Bolsonaro discursar em Davos, começou a circular nas redes sociais uma montagem com foto dos ex-presidente Lula e Dilma Rousseff (PT) apontando falsamente a situação como o discurso do petista em Davos em janeiro de 2003.

O primeiro erro está na origem da imagem. Em busca reversa com a ferramenta TinEye, Aos Fatos verificou que a foto usada pela montagem não é do discurso de Lula em Davos em 2003, mas sim de 2009, numa cerimônia em Brasília em que o ex-presidente estava com Dilma, então ministra da Casa Civil, e a ex-primeira dama Marisa Letícia. Segundo retrospectiva do BOL, naquela ocasião, Lula brincava com a plateia, que era formada em boa parte por crianças. A imagem foi retratada por Wilson Dias, repórter fotográfico da Agência Brasil.

Outro erro é o cargo de Dilma na época. A ex-presidente ocupou o cargo de ministra da Casa Civil de junho de 2005 a março de 2010. Em janeiro de 2003, quando Lula participou do Fórum em Davos, Dilma era ministra de Minas e Energia.

A cobertura da imprensa da passagem de Lula por Davos em 2003 também não registrou qualquer impressão de embriaguez durante o discurso do ex-presidente, que propôs um pacto pela erradição da fome e da pobreza no mundo.

Além disso, a menção ao xixi nas calças da imagem analisada remonta a um boato publicado por diversos sites e blogs entre 2009 e 2011, principalmente, e que exploram uma sombra que há na foto. Segundo eles, a foto teria sido publicada em um jornal americano (alguns citam o LA Times) com a legenda: “Trata-se do presidente brasileiro, muitas vezes bêbado fazendo alguns gestos e mijando nas calças mesmo. (Em círculo) O assento da senhora ao lado dele é o sua candidata para este ano eleitoral. Ela parece envergonhada. Este é o homem que quer ser da ONU secretário-geral e intermediar acordo nuclear e outros negócios com o Irã”.

Aos Fatos não encontrou a foto com a legenda em inglês em nenhum jornal ou site americano, apenas no blog New Bulletin Board. A publicação foi feita por Hugo Caldas que, segundo o próprio perfil no Blogger, é paraibano.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima