🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não disse que ‘nem Deus tira essa eleição’ dele

Por Priscila Pacheco

5 de outubro de 2022, 19h10

Não é verdade que o G1 publicou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse durante um jantar com aliados e religiosos que “nem Deus tira essa eleição dele”, como afirmam postagens (veja aqui). A imagem compartilhada nas redes sociais é uma montagem que simula o portal de notícias. Não há registro da declaração, e a assessoria do petista negou a veracidade da alegação.

As postagens enganosas contam com ao menos 1.740 curtidas no Instagram. A desinformação também tem sido compartilhada no WhatsApp, mas não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Montagem simula ‘G1’ para enganar que Lula disse que ‘nem deus tira essa eleição dele’

O G1 não publicou uma reportagem que destaca que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em um jantar com aliados e religiosos que “nem Deus tira essa eleição dele”. A imagem disseminada é uma montagem que simula o site do Grupo Globo. A assessoria de imprensa do petista afirma que ele nunca fez a declaração nem participou de um jantar com religiosos na segunda-feira (3), data em que a suposta reportagem teria sido publicada.

Em pesquisas no site, Aos Fatos não encontrou textos com os mesmos título e autoria que aparecem na imagem que tem sido difundida. As últimas notícias publicadas pelo G1 relacionadas ao ex-presidente são sobre as alianças firmadas para o segundo turno. Pesquisas em mecanismos de busca também não resultaram em reportagens que destacassem a suposta declaração do petista.

O Aos Fatos também não encontrou a declaração nos discursos que Lula fez após a apuração do primeiro turno. Nos pronunciamentos para a imprensa e para apoiadores na noite de domingo (2), o presidenciável não citou Deus. Nesta segunda-feira (3), em uma reunião sobre planejamento para a campanha de segundo turno, Lula agradeceu a Deus pelo primeiro turno. Na terça-feira (4), o petista se encontrou com franciscanos da Igreja Católica por causa do Dia de São Francisco e comentou sobre as bênçãos de Deus.

Referências:

1. G1 (Fontes 1, 2 e 3)
2. Escriba (Fontes 1, 2, 3 e 4)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.