Lula não disse que ‘100% das mulheres no México são mulheres’

Compartilhe

Um vídeo que mostra um discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) circula editado para fazer crer que ele disse a frase “100% das mulheres do México são mulheres” (veja aqui). Na verdade, as imagens são uma montagem de duas cenas do mesmo discurso, em que Lula afirmou que 55% da Câmara dos Deputados do país é composta por mulheres — dado exagerado, uma vez que o percentual correto é 50,2%. O vídeo original foi gravado em um discurso do petista na cidade de Diadema (SP), em julho de 2022.

Postagens que difundem o vídeo enganoso somavam ao menos 2.300 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (8) e circulam também no Instagram.


Selo falso

Lula diz que 100% das mulheres do México são mulheres

Posts difundem vídeo editado para alegar que Lula disse que 100% das mulheres no México são mulheres, o que é falso

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não disse, em um discurso, que “100% das mulheres do México são mulheres”, como mostra um vídeo que circula nas redes sociais. A peça é uma montagem: na gravação original, feita em 9 de julho de 2022 durante um ato político em Diadema (SP), o petista diz que visitou o México e que 55% dos deputados do país são mulheres. No vídeo editado foi inserido um áudio com a palavra “cem” e foi omitido que Lula fazia referência à participação política de mulheres no México.

Na versão manipulada, Lula diz: “Presta atenção. Eu fui no México esses dias. 100% das mulheres são mulheres”. No vídeo original (a partir de 2h14m14s), o candidato diz: “Presta atenção. Eu fui no México esses dias, 55% dos deputados são mulheres”. O dado, contudo, é exagerado — dos 500 parlamentares da Câmara dos Deputados mexicana, 251 são mulheres, o que resulta em 50,2%.

Em seguida, Lula diz que 45% do Senado do país é composto por mulheres e que há 35 prefeitas no México. Esses dados também estão errados. O país conta com 64 senadoras — 50% do total — e 568 prefeitas — 23,1% do total, de acordo com os dados mais recentes disponíveis. Procurada pelo Aos Fatos, a assessoria do petista afirmou que ele foi informado dos números durante viagem ao México e que dados apresentam “pequenas variações, inclusive com número melhor”.

Esta peça de desinformação também foi verificada pela Lupa.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoCruz invertida é referência à crucificação de São Pedro, não ritual satânico no velório do papa

Cruz invertida é referência à crucificação de São Pedro, não ritual satânico no velório do papa

falsoTrump não criticou Moraes por intimar Bolsonaro na UTI

Trump não criticou Moraes por intimar Bolsonaro na UTI

falsoGoverno Lula não anunciou que idade mínima para aposentadoria será de 78 anos

Governo Lula não anunciou que idade mínima para aposentadoria será de 78 anos