🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não disse que ‘100% das mulheres no México são mulheres’

Por Marco Faustino

8 de agosto de 2022, 16h14

Um vídeo que mostra um discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) circula editado para fazer crer que ele disse a frase “100% das mulheres do México são mulheres” (veja aqui). Na verdade, as imagens são uma montagem de duas cenas do mesmo discurso, em que Lula afirmou que 55% da Câmara dos Deputados do país é composta por mulheres — dado exagerado, uma vez que o percentual correto é 50,2%. O vídeo original foi gravado em um discurso do petista na cidade de Diadema (SP), em julho de 2022.

Postagens que difundem o vídeo enganoso somavam ao menos 2.300 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (8) e circulam também no Instagram.


Selo falso

Lula diz que 100% das mulheres do México são mulheres

Posts difundem vídeo editado para alegar que Lula disse que 100% das mulheres no México são mulheres, o que é falso

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não disse, em um discurso, que “100% das mulheres do México são mulheres”, como mostra um vídeo que circula nas redes sociais. A peça é uma montagem: na gravação original, feita em 9 de julho de 2022 durante um ato político em Diadema (SP), o petista diz que visitou o México e que 55% dos deputados do país são mulheres. No vídeo editado foi inserido um áudio com a palavra “cem” e foi omitido que Lula fazia referência à participação política de mulheres no México.

Na versão manipulada, Lula diz: “Presta atenção. Eu fui no México esses dias. 100% das mulheres são mulheres”. No vídeo original (a partir de 2h14m14s), o candidato diz: “Presta atenção. Eu fui no México esses dias, 55% dos deputados são mulheres”. O dado, contudo, é exagerado — dos 500 parlamentares da Câmara dos Deputados mexicana, 251 são mulheres, o que resulta em 50,2%.

Em seguida, Lula diz que 45% do Senado do país é composto por mulheres e que há 35 prefeitas no México. Esses dados também estão errados. O país conta com 64 senadoras — 50% do total — e 568 prefeitas — 23,1% do total, de acordo com os dados mais recentes disponíveis. Procurada pelo Aos Fatos, a assessoria do petista afirmou que ele foi informado dos números durante viagem ao México e que dados apresentam “pequenas variações, inclusive com número melhor”.

Esta peça de desinformação também foi verificada pela Lupa.

Referências:

1. YouTube
2. G1
3. Câmara dos Deputados do México
4. Senado Federal do México
5. Inegi


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.