🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Lula chamou apoiadores de jumentos

Por Marco Faustino

18 de abril de 2023, 15h15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não chamou seus apoiadores de jumentos, como fazem crer publicações que circulam nas redes. Uma fala do petista em ato no Ceará em julho de 2022 foi tirada de contexto. Na ocasião, o petista citou o animal, símbolo do Nordeste, ao prometer aumentar o acesso da população a veículos motorizados: "eu não quero que o jumento seja abandonado, mas eu quero vocês andando de moto ou de carro, sabe?".

Posts que compartilham esse trecho do vídeo de forma enganosa acumulavam 450 mil visualizações no TikTok e 3.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (18).


Selo falso

Aprendendo com Lula como ofender seus próprios eleitores. ‘Não quero que o jumento seja abandonado, mas eu quero vocês andando de moto ou de carro’, diz Lula

Posts enganam ao afirmar que Lula comparou eleitores a jumentos em discurso

O trecho de uma fala de Lula em ato em Fortaleza (CE) em 30 de julho de 2022 circula nas redes para alegar que ele comparou apoiadores a jumentos, o que não é verdade. Na ocasião, ao criticar a política econômica do então presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista prometeu ampliar o acesso a motos e carros e fez uma alusão ao transporte feito com o animal.

“Eu estou voltando. Estou pedindo licença ao povo brasileiro, e o apoio de todos vocês para a gente voltar. Para a gente arrumar a casa. Para a gente consertar a casa. Eu não quero que o jumento seja abandonado, mas eu quero vocês andando de moto ou de carro, sabe? O que eu quero é que as pessoas evoluam na vida. A gente tem o direito de ter as coisas que a gente produz.”

Confira abaixo o vídeo com a fala do petista (a partir de 1h37min31s) e a transcrição do trecho compartilhado fora de contexto nas redes:

São recorrentes peças de desinformação que manipulam ou tiram de contexto declarações dadas por Lula em discursos e entrevistas. Desde o início do novo mandato, Aos Fatos já desmentiu posts que usavam gravações para sugerir que o presidente teria dito, por exemplo, que pobres deveriam comer menos para estimular o crescimento da economia e que idosos que reclamassem do preço dos combustíveis deveriam andar a pé.

Referências:

1. YouTube
2. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.