É falsa interação entre Lula e Luciano Hang no Twitter sobre lojas Havan

Compartilhe

Não é verdadeira a interação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o empresário Luciano Hang no Twitter, cuja imagem tem sido compartilhada nas redes sociais (veja aqui). O Aos Fatos não encontrou as publicações nos perfis oficiais dos dois na plataforma nem o tweet que seria do petista em arquivo que registra todas as suas postagens, mesmo as apagadas. Além disso, a conta oficial de Hang não é a que aparece na imagem que tem sido difundida.

A postagem enganosa conta com ao menos 2.000 compartilhamentos nesta quinta-feira (17).


Selo falso

Tweets falsos de conversa entre Luciano Hang e Lula

Publicações nas redes sociais compartilham uma imagem de uma interação no Twitter entre o ex-presidente Lula e o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan. No entanto, a troca de mensagens não é verdadeira. O Aos Fatos não encontrou as publicações nas contas oficiais dos dois nem em arquivo que registra tweets apagados.

De acordo com a peça de desinformação, Lula teria escrito,às 9h51 de 24 de setembro de 2021: “Vocês sabem pq nós do PT nunca entraremos numa loja Havan?”. A única postagem do petista nessa data é um convite para um grupo no Telegram, publicada às 9h19.

A mensagem tampouco consta da base de dados do Núcleo Jornalismo, que monitora e arquiva sistematicamente os tweets publicados por Lula, mesmo os apagados. A assessoria de imprensa do petista também negou que ele tenha feito a publicação.

Aos Fatos não encontrou na conta oficial de Hang sua resposta que aparece na peça de desinformação: "Pq eu coloquei câmeras de segurança". O nome de usuário do empresário que aparece nas postagens também não é o verdadeiro. Seu atual perfil oficial, criado em abril de 2021 após uma suspensão do perfil anterior pelo STF (Supremo Tribunal Federal), é @LucianoHangBr, não @hang. Aos Fatos não achou nenhuma conta chamada @hang no Twitter.

Perfil oficial de Luciano Hang

Por meio da ferramenta Tweet Beaver, é possível ver uma resposta de Hang para Lula no dia 11 de março, mas referente a uma postagem sobre o preço da gasolina. Lula publicou críticas contra a Havan ao menos quatro vezes no Twitter, a última delas em 2020, mas nenhum post é similar ao que aparece na peça de desinformação.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Twitter Luciano Hang (1 e 2)
  2. Poder 360
  3. Tweet Beaver

Compartilhe

Leia também

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’