É falsa interação entre Lula e Luciano Hang no Twitter sobre lojas Havan

Por Priscila Pacheco

17 de março de 2022, 16h03

Não é verdadeira a interação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o empresário Luciano Hang no Twitter, cuja imagem tem sido compartilhada nas redes sociais (veja aqui). O Aos Fatos não encontrou as publicações nos perfis oficiais dos dois na plataforma nem o tweet que seria do petista em arquivo que registra todas as suas postagens, mesmo as apagadas. Além disso, a conta oficial de Hang não é a que aparece na imagem que tem sido difundida.

A postagem enganosa conta com ao menos 2.000 compartilhamentos nesta quinta-feira (17).


Selo falso

Tweets falsos de conversa entre Luciano Hang e Lula

Publicações nas redes sociais compartilham uma imagem de uma interação no Twitter entre o ex-presidente Lula e o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan. No entanto, a troca de mensagens não é verdadeira. O Aos Fatos não encontrou as publicações nas contas oficiais dos dois nem em arquivo que registra tweets apagados.

De acordo com a peça de desinformação, Lula teria escrito,às 9h51 de 24 de setembro de 2021: “Vocês sabem pq nós do PT nunca entraremos numa loja Havan?”. A única postagem do petista nessa data é um convite para um grupo no Telegram, publicada às 9h19.

A mensagem tampouco consta da base de dados do Núcleo Jornalismo, que monitora e arquiva sistematicamente os tweets publicados por Lula, mesmo os apagados. A assessoria de imprensa do petista também negou que ele tenha feito a publicação.

Aos Fatos não encontrou na conta oficial de Hang sua resposta que aparece na peça de desinformação: "Pq eu coloquei câmeras de segurança". O nome de usuário do empresário que aparece nas postagens também não é o verdadeiro. Seu atual perfil oficial, criado em abril de 2021 após uma suspensão do perfil anterior pelo STF (Supremo Tribunal Federal), é @LucianoHangBr, não @hang. Aos Fatos não achou nenhuma conta chamada @hang no Twitter.

Perfil oficial de Luciano Hang

Por meio da ferramenta Tweet Beaver, é possível ver uma resposta de Hang para Lula no dia 11 de março, mas referente a uma postagem sobre o preço da gasolina. Lula publicou críticas contra a Havan ao menos quatro vezes no Twitter, a última delas em 2020, mas nenhum post é similar ao que aparece na peça de desinformação.

Referências:

1. Twitter Lula (Fontes 1, 2 e 3)
2. Twitter Luciano Hang (Fontes 1 e 2)
3. Poder 360
4. Tweet Beaver


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.