Um trecho da entrevista do ex-presidente e candidato do PT ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, circula fora de contexto nas redes sociais para argumentar que ele explicou os motivos pelos quais mente à população. Na verdade, a frase “político tem que mentir”, presente no vídeo, é atribuída por ele ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
O conteúdo enganoso acumulava mais de 60 mil visualizações no TikTok, 3.000 compartilhamentos no Facebook e também circula no Telegram e no WhatsApp, redes sociais que não permitem a verificação precisa da disseminação (fale com a Fátima).
Lula explica porque mente tanto no Flow Podcast.
Em entrevista ao Flow Podcast, na terça-feira (18), o ex-presidente Lula não se referia a si próprio quando disse “é preciso mentir para ser político”, como afirmam postagens nas redes sociais. Na verdade, o petista citava as desinformações propagadas pelo presidente Jair Bolsonaro, como pode ser verificado na fala completa:
“Eu estava vendo um vídeo do Bozo esses dias, ele, naquele vídeo em que ele está falando das meninas venezuelanas, ele fala textualmente: ‘Tenho que mentir. É preciso mentir. O político tem que mentir’. Porque é sempre mais fácil acreditar numa mentira. Uma mentira, minha mãe dizia, uma mentira ela, ela voa. A verdade engatinha. É sempre assim. Mas eu acho que você tem muitos políticos no Brasil que não mentem e que são pessoas sérias. Sabe?”
Na checagem em tempo real, Aos Fatos demonstrou, no entanto, que a fala de Lula distorce a real declaração de Bolsonaro. Na verdade, o presidente disse que foi aconselhado por outras pessoas a mentir para conseguir mais apoio, mas que não seguiu a sugestão.
Na ocasião citada, uma entrevista ao canal Paparazzo Rubro-Negro, Bolsonaro afirmou:
“E eu lembro, usando essa passagem do João 8:32, quantas vezes nego chegava pra mim e falava: ‘Ó, falando a verdade, tu não vai chegar a lugar nenhum. Você tem que mentir, cara. Falar que vai criar 10 milhões de empregos, 50 milhões de casas populares. Vou triplicar o salário mínimo. Se não falar isso aí tu não vai chegar’. E a regra é mentir. Quem mente mais com alguma inteligência chega, e não estou falando nenhuma mentira aqui.”