Ao dizer no Flow que ‘político tem que mentir’, Lula se referia a Bolsonaro

Compartilhe

Um trecho da entrevista do ex-presidente e candidato do PT ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, circula fora de contexto nas redes sociais para argumentar que ele explicou os motivos pelos quais mente à população. Na verdade, a frase “político tem que mentir”, presente no vídeo, é atribuída por ele ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O conteúdo enganoso acumulava mais de 60 mil visualizações no TikTok, 3.000 compartilhamentos no Facebook e também circula no Telegram e no WhatsApp, redes sociais que não permitem a verificação precisa da disseminação (fale com a Fátima).


Selo falso

Lula explica porque mente tanto no Flow Podcast.

Posts editam fala de Lula para sugerir que o petista confessou que mente

Em entrevista ao Flow Podcast, na terça-feira (18), o ex-presidente Lula não se referia a si próprio quando disse “é preciso mentir para ser político”, como afirmam postagens nas redes sociais. Na verdade, o petista citava as desinformações propagadas pelo presidente Jair Bolsonaro, como pode ser verificado na fala completa:

“Eu estava vendo um vídeo do Bozo esses dias, ele, naquele vídeo em que ele está falando das meninas venezuelanas, ele fala textualmente: ‘Tenho que mentir. É preciso mentir. O político tem que mentir’. Porque é sempre mais fácil acreditar numa mentira. Uma mentira, minha mãe dizia, uma mentira ela, ela voa. A verdade engatinha. É sempre assim. Mas eu acho que você tem muitos políticos no Brasil que não mentem e que são pessoas sérias. Sabe?”

Na checagem em tempo real, Aos Fatos demonstrou, no entanto, que a fala de Lula distorce a real declaração de Bolsonaro. Na verdade, o presidente disse que foi aconselhado por outras pessoas a mentir para conseguir mais apoio, mas que não seguiu a sugestão.

Na ocasião citada, uma entrevista ao canal Paparazzo Rubro-Negro, Bolsonaro afirmou:

“E eu lembro, usando essa passagem do João 8:32, quantas vezes nego chegava pra mim e falava: ‘Ó, falando a verdade, tu não vai chegar a lugar nenhum. Você tem que mentir, cara. Falar que vai criar 10 milhões de empregos, 50 milhões de casas populares. Vou triplicar o salário mínimo. Se não falar isso aí tu não vai chegar’. E a regra é mentir. Quem mente mais com alguma inteligência chega, e não estou falando nenhuma mentira aqui.”

Referências

  1. Youtube Flow Podcast
  2. Escriba (1 e 2)
  3. Aos Fatos

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas