🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não disse em entrevista que pretende acabar com ‘trabalho por aplicativo’

Por Marco Faustino

25 de maio de 2022, 18h18

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não disse à rádio Passos FM, em fevereiro, que pretende acabar com o ‘trabalho por aplicativo’, como afirmam nas redes sociais (veja aqui). As postagens compartilham um texto que comenta uma crítica do petista à falta de direitos dos trabalhadores dessa modalidade, mas não diz que ele pretende extingui-la. A assessoria de Lula rechaçou a veracidade da afirmação.

Publicações com o contexto enganoso somavam 1.700 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (25).


Selo falso

Lula ataca ‘trabalho por aplicativo’ e promete acabar com modalidade

Posts distorcem falas de Lula para alegar que ele prometeu acabar com empregos por aplicativos, o que é falso.


É falso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em entrevista à rádio Passos FM em 22 de fevereiro de 2022, que pretende acabar com o “trabalho por aplicativo”. A assessoria do petista negou que ele tenha prometido isso e afirmou que o seu objetivo é “ampliar direitos da categoria”. As postagens compartilhadas nas redes sociais divulgam um link de um texto que comenta uma crítica do ex-presidente à modalidade.

Confira a fala de Lula na íntegra:

“A gente vai criar emprego desses intermitentes que o trabalhador não tenha direito? A gente vai ficar fazendo o trabalhador trabalhar nesses aplicativos sem nenhum direito? É preciso dar garantia da seguridade social para as pessoas, é preciso que as pessoas tenham um descanso, é preciso que as pessoas tenham férias, é preciso que as pessoas ganhem um salário minimamente digno para comer.”

Depois, Lula elogiou um aplicativo de transporte privado urbano criado pela prefeitura de Araraquara (SP), que permite que o trabalhador fique com mais de 90% do valor da corrida e o restante seja direcionado à manutenção do software. A seguir, ele reitera as críticas à falta de direitos dos trabalhadores de aplicativos. Confira na íntegra:

“O empreendedor tem que ter direito, o empreendedor tem que ter capacidade de viver bem e cuidar da sua família. Nós não podemos achar que um trabalho quase que escravo é um trabalho moderno, que é uma coisa avançada. Não. Isso é um retrocesso na vida do povo trabalhador desse país. Se o cidadão quiser trabalhar no aplicativo é um direito dele, mas o dono do aplicativo tem que pagar um salário digno e tem que dar seguridade social para essa pessoa.”

Durante ato em celebração ao Dia do Trabalho (1º de maio), Lula defendeu a necessidade de regulamentar direitos básicos de trabalhadores que atuam nesse segmento. Cerca de duas semanas depois, ele afirmou no Twitter: “Nosso povo vai voltar a trabalhar, voltar a ter carteira de trabalho assinada”.

Origem. A alegação enganosa tem origem no título e na legenda de uma imagem publicados no Blog do Linhares em 12 de maio de 2022. No texto, no entanto, é mencionado que Lula “deu a entender que, caso seja eleito, irá acabar com os chamados empregos de aplicativos”. Procurado por Aos Fatos, o Blog do Linhares não respondeu até a publicação desta checagem.

Referências:

1. YouTube PT
2. Lula (Fontes 1 e 2)
3. Twitter Lula


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.