É falso que o presidente Lula (PT) defendeu um “assaltozinho na rua” durante um discurso, como fazem crer publicações nas redes. Na gravação original, registrada em outubro de 2022, o petista falava sobre a importância de obras pequenas, como a pavimentação das vias, quando defendeu um “asfaltozinho na rua”.
Posts com o conteúdo enganoso acumulavam 3.800 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (23) e circulam também no Kwai.
Lula ao vivo influencia assalto. A ideia de liberar o assalto continua. Ladrão sempre defende ladrão. Incrível
O trecho de um discurso de Lula de outubro de 2022 tem sido tirado de contexto nas redes para sugerir que o presidente teria defendido um “assaltozinho na rua”. Na gravação original, disponível no YouTube (veja abaixo), é possível perceber que o petista defendia um “aslfaltozinho na rua” — ou seja, a pavimentação das vias.
O discurso aconteceu durante um encontro com senadores e governadores que declararam apoio à Frente Ampla Brasil da Esperança — nome dado ao grupo de apoio político à eleição do presidente. O evento foi transmitido em 5 de outubro daquele ano.
Na ocasião, o então presidenciável defendeu a importância de pequenas obras que impactassem o dia a dia da população em geral, como a pavimentação das vias. Veja abaixo o trecho da fala descontextualizado pelas peças de desinformação:
“(…) que os governantes precisam aprender a gostar, a respeitar e a inaugurar obras pequenas, porque elas valem tanto quanto as obras grandes. Às vezes o povo se utiliza mais dela do que das obras grandes. Um aeroporto não é todo mundo que vai, é uma parte da sociedade. Muitas coisas que você faz é para uma pequena parte da sociedade. Uma grande rodovia é importante para quem tem carro. E para o povo que anda a pé? Será que um ‘asfaltozinho’ na rua que ele mora não é melhor? Não é imprescindível?”.
Esta peça de desinformação também foi verificada pela Reuters, pelo Boatos.org e pela Agência Lupa.
O caminho da checagem
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou no YouTube o vídeo completo do evento em que Lula disse a frase usada pelos posts enganosos.
A reportagem assistiu aos trechos que antecederam a declaração e concluiu que o discurso foi tirado de contexto. Para contextualizar a reunião com os governadores e senadores aliados, procuramos também na imprensa notícias sobre o evento.