Lula defendeu ‘asfaltozinho’ e não ‘assaltozinho’ em discurso de 2022

Compartilhe

É falso que o presidente Lula (PT) defendeu um “assaltozinho na rua” durante um discurso, como fazem crer publicações nas redes. Na gravação original, registrada em outubro de 2022, o petista falava sobre a importância de obras pequenas, como a pavimentação das vias, quando defendeu um “asfaltozinho na rua”.

Posts com o conteúdo enganoso acumulavam 3.800 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (23) e circulam também no Kwai.

Lula ao vivo influencia assalto. A ideia de liberar o assalto continua. Ladrão sempre defende ladrão. Incrível

Foto de Lula é acompanhada de legenda que diz: ‘Lula ao vivo. Influência assalto.’

O trecho de um discurso de Lula de outubro de 2022 tem sido tirado de contexto nas redes para sugerir que o presidente teria defendido um “assaltozinho na rua”. Na gravação original, disponível no YouTube (veja abaixo), é possível perceber que o petista defendia um “aslfaltozinho na rua” — ou seja, a pavimentação das vias.

O discurso aconteceu durante um encontro com senadores e governadores que declararam apoio à Frente Ampla Brasil da Esperança — nome dado ao grupo de apoio político à eleição do presidente. O evento foi transmitido em 5 de outubro daquele ano.

Na ocasião, o então presidenciável defendeu a importância de pequenas obras que impactassem o dia a dia da população em geral, como a pavimentação das vias. Veja abaixo o trecho da fala descontextualizado pelas peças de desinformação:

“(…) que os governantes precisam aprender a gostar, a respeitar e a inaugurar obras pequenas, porque elas valem tanto quanto as obras grandes. Às vezes o povo se utiliza mais dela do que das obras grandes. Um aeroporto não é todo mundo que vai, é uma parte da sociedade. Muitas coisas que você faz é para uma pequena parte da sociedade. Uma grande rodovia é importante para quem tem carro. E para o povo que anda a pé? Será que um ‘asfaltozinho’ na rua que ele mora não é melhor? Não é imprescindível?”.

Esta peça de desinformação também foi verificada pela Reuters, pelo Boatos.org e pela Agência Lupa.

O caminho da checagem

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou no YouTube o vídeo completo do evento em que Lula disse a frase usada pelos posts enganosos.

A reportagem assistiu aos trechos que antecederam a declaração e concluiu que o discurso foi tirado de contexto. Para contextualizar a reunião com os governadores e senadores aliados, procuramos também na imprensa notícias sobre o evento.

Compartilhe

Leia também

falsoMusk não comentou sobre desbloqueio do X no Brasil nem denunciou ‘jogo sujo’ da Justiça em discurso

Musk não comentou sobre desbloqueio do X no Brasil nem denunciou ‘jogo sujo’ da Justiça em discurso

falsoÉ mentira que avião de Lula demorou para pousar após pane porque presidente estava bêbado

É mentira que avião de Lula demorou para pousar após pane porque presidente estava bêbado

falsoPosts compartilham vídeo gravado na China como se fosse registro da passagem do furacão Milton pelos EUA

Posts compartilham vídeo gravado na China como se fosse registro da passagem do furacão Milton pelos EUA