Capa da ‘Time’ com Lula é de 2022, não atual

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Não é verdade que o presidente Lula (PT) foi a capa da edição mais recente da revista Time. A imagem que circula nas redes mostra uma publicação de maio de 2022. As capas da publicação nesta semana trouxeram a empresária Hailey Bieber, o CEO do Google, Sundar Pichai e o youtuber MrBeast.

Até esta terça-feira (12), o post já havia alcançado ao menos 45 mil visualizações no X e 2.000 compartilhamentos no Facebook.

O presidente LULA acaba de virar capa da TIME, uma das maiores revistas do mundo! Lula conquista o mundo e vira capa de uma das maiores revistas do planeta nesta semana.

Publicação enganosa em rede social cujo texto diz: 'O MUNDO SE RENDE AO BRASIL! O presidente LULA acaba de virar capa da TIME,uma das maiores revistas do mundo! Lula conquista o mundo e vira capa de uma das maiores revistas do planeta nesta semana'. Acompanhando o texto, há uma imagem da capa da revista Time com o presidente Lula de pé, com as mãos entrelaçadas, vestindo terno escuro e gravata listrada em azul, verde e amarelo, sobre um fundo escuro. O título na capa da revista é 'Lula's Second Act' (O Segundo Ato de Lula), com um subtítulo menor em inglês abaixo. Na parte inferior da imagem, um bloco de link repete a manchete celebrando a capa.

Posts nas redes têm compartilhado como se fosse recente uma edição da revista americana Time de 2022 que tem o presidente Lula na capa. A edição, de 4 de maio daquele ano, destacava a trajetória política do petista, da condenação na Operação Lava Jato até a pré-campanha pela Presidência.

Em busca no site da Time, Aos Fatos verificou que nenhuma das versões da revista estampa Lula na capa nesta semana:

  • A capa da edição americana traz a empresária Hailey Bieber;
  • A edição asiática estampa o CEO do Google, Sundar Pichai;
  • A capa da revista distribuída na região Pacífico Sul destaca o youtuber Jimmy Donaldson, conhecido como MrBeast;
  • Já a capa da edição para Europa, Oriente Médio e África traz arte que aborda a relação conflituosa entre EUA e Cuba.
Montagem com quatro capas da revista Time publicadas em 11 de maio de 2026. Três são da edição especial ‘TIME 100 The Most Influential Companies’, trazendo retratos individuais da empresária Hailey Bieber, do CEO do Google Sundar Pichai e do youtuber Jimmy Donaldson, ou MrBeast. A quarta capa tem o título ‘Before the Fall’ e exibe peças de dominó brancas caindo em sequência, com a primeira peça estampando a bandeira de Cuba.
Nenhuma das capas da Time de 11 de maio deste ano destaca o presidente Lula (Reprodução/Time)

Esta não é a primeira vez que usuários publicam desinformação envolvendo a Time. Em 2019, por exemplo, Aos Fatos desmentiu posts que faziam crer que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) teria sido destaque na revista. Tratava-se, no entanto, de uma montagem feita com base em uma capa que estampou Donald Trump em 2016.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez uma busca reversa pela imagem divulgada no post desinformativo e identificou que a capa compartilhada era de maio de 2022. Consultamos a reportagem sobre Lula publicada na época e também verificamos no site da revista quais eram as capas das edições publicadas nesta semana.

Referências

  1. Time (1, 2, 3, 4, 5 e 6)
  2. G1
  3. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Leia também

falsoMarido de neta de Lula não ganhou licitação bilionária no RJ

Marido de neta de Lula não ganhou licitação bilionária no RJ

falsoVídeo que mostra soldados iranianos derrubando helicóptero americano é de IA

Vídeo que mostra soldados iranianos derrubando helicóptero americano é de IA

falsoVídeo mostra bombardeio dos EUA ao Iraque em 2003, não ataque recente ao Irã

Vídeo mostra bombardeio dos EUA ao Iraque em 2003, não ataque recente ao Irã

fátima
Fátima