🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não apareceu em capa da ‘Forbes’ como uma das pessoas mais ricas do mundo

Por Marco Faustino

20 de maio de 2022, 16h50

É falso que uma capa da revista Forbes indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria uma das pessoas mais ricas do mundo (veja aqui). A imagem que circula nas redes sociais é uma montagem. O petista nunca figurou na lista dos maiores patrimônios feita pela publicação.

Publicações com a alegação enganosa somavam 1.100 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (20).


Selo falso

REVISTA FORBES REVELA FORTUNA BILIONÁRIA DE LULA.’UM DOS MAIS RICOS DO MUNDO’

Capa adulterada da Forbes com a alegação falsa de que Lula é bilionário

É uma montagem a capa da Forbes que tem sido compartilhada nas redes sociais em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como um dos homens mais ricos do mundo. Lula nunca apareceu no ranking dos maiores patrimônios mundiais feito pela revista, e não foi encontrada por Aos Fatos qualquer reportagem da publicação de que ele seria bilionário.

As postagens enganosas compartilham uma imagem manipulada digitalmente e um link para um texto com a alegação falsa. Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou a capa da Forbes que serviu como base para a montagem. Ela foi publicada em 2013, com uma foto do oligarca russo Mikhail Dmitrievich Prokhorov. Ao comparar as duas imagens, é possível ver frases iguais no cabeçalho e no rodapé da página (confira abaixo).

Montagem com o rosto do ex-presidente Lula (acima) tem frases no cabeçalho e no rodapé retiradas de capa real, publicada em 2013 (abaixo)
Montagem. Frases idênticas aparecem na capa falsa, com Lula (acima) e na real (abaixo)

Há outros indícios que denotam uma montagem. Na edição adulterada, por exemplo, há um selo comemorativo do 25º aniversário da Forbes, celebrado um ano antes, que não existe na versão original. O selo aparece em algumas edições da revista em 2012, mas com diferenças no formato. Em nenhuma das edições é revelado que Lula seja bilionário.

Ainda em 2013, a Forbes publicou um artigo negando que tivesse listado o petista como um dos homens mais ricos do planeta. Segundo a publicação, até aquele momento, existiam 1.426 bilionários no mundo e poucos eram políticos, como Sebastian Piñera, então presidente do Chile, e Michael Bloomberg, ex-prefeito da cidade de Nova York.

Recorrente. A alegação enganosa de que a Forbes listou Lula entre as pessoas mais ricas do mundo circula desde 2012 e foi, na época, checada pelo e-Farsas. A mesma alegação voltou a ser compartilhada em 2019, quando foi verificada pela primeira vez por Aos Fatos. Esta peça de desinformação também foi desmentida pela agência Lupa, em maio de 2022.

Referências:

1. Forbes (Fontes 1, 2, 3, 4, 5 e 6)
2. e-Farsas
3. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.