Vídeo em que Lula diz ‘ainda bem que teve um desastre’ é antigo e não tem relação com acidente aéreo em Vinhedo

Compartilhe

Não é recente e não tem relação com o acidente aéreo ocorrido em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9) o vídeo em que o presidente Lula (PT) diz “ainda bem que a Boeing teve um desastre”. A declaração que tem sido compartilhada fora de contexto nas redes foi dada em maio deste ano e fazia menção a acidentes ocorridos em 2018 e 2019 que fizeram com que a empresa americana desistisse de comprar a Embraer.

O vídeo com o conteúdo distorcido acumulava ao menos 8.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (12).

Ainda bem que TEVE UM DESASTRE? O PAI DO SISTEMA VIBRA COM DESASTRE AÉREO INACREDITÁVEL.

Vídeo de fala de Lula circula no Instagram com legenda ‘ou ele bebeu demais ou é um psicopata’

Usuários têm compartilhado uma fala antiga de Lula de forma descontextualizada para sugerir que o presidente teria comemorado o acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira (9) em Vinhedo (SP). Na verdade, a declaração “ainda bem que teve um desastre” foi dada pelo petista em 20 de maio e fazia referência a outro acidente.

Na ocasião, Lula estava em reunião com representantes da indústria do aço no Palácio do Planalto. O presidente fez alusão a desastres ocorridos com aeronaves da Boeing entre 2018 e 2019 para comemorar o fato de a Embraer não ter sido comprada pela empresa americana em 2020:

“Outro dia, a Embraer era uma empresa quase quebrada, foi vendida para a Boeing. Ainda bem que a Boeing teve um desastre e não quis mais a Infraero [Embraer]. Ela agora voltou a ser coqueluche no mundo da aviação.”

Na época em que a compra foi cancelada, a Boeing enfrentava uma crise por causa de problemas com seu modelo 737 MAX. Dois aviões desse tipo caíram — um em 2018 na Indonésia e outro em 2019 na Etiópia — e levaram à morte de 346 pessoas.

Diversos veículos de imprensa criticaram Lula pela fala. Aos Fatos procurou a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República, mas o presidente preferiu não comentar a declaração.

Brasil. O acidente ocorrido na semana passada não tem relação com a Boeing. A aeronave que caiu foi produzida pela empresa franco-italiana ATR.

Ainda não se sabe quais foram as causas da queda do avião. A caixa-preta da aeronave foi resgatada e espera-se que os investigadores apresentem um relatório em até 30 dias.

No momento do acidente, Lula estava em um evento oficial em Itajaí (SC). Ao saber do ocorrido, ele pediu um minuto de silêncio para as 62 vítimas. Mais tarde, o presidente declarou três dias de luto oficial pelos mortos do desastre aéreo.

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou o vídeo original para verificar a íntegra da declaração. Apesar de o registro na CanalGov não ter sido localizado, diferentes veículos de imprensa registraram a fala e publicaram a gravação em maio.

Para a construção dos parágrafos de contexto, foram procuradas as informações mais recentes sobre o acidente aéreo em Vinhedo na imprensa brasileira. Também buscamos reportagens sobre o cancelamento da compra da Embraer pela Boeing.

Por fim, Aos Fatos procurou a Secom para abrir espaço para que o presidente comentasse a declaração.

Referências

  1. BBC Brasil
  2. CNN Brasil (1 e 2)
  3. UOL (1 e 2)
  4. AP
  5. Twitter (@LulaOficial)
  6. Folha de S.Paulo

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo engana ao dizer que desfile do 7 de Setembro em Brasília estava vazio

Vídeo engana ao dizer que desfile do 7 de Setembro em Brasília estava vazio

falsoÉ falso que apresentadora da CNN defendeu Silvio Almeida das acusações de assédio

É falso que apresentadora da CNN defendeu Silvio Almeida das acusações de assédio

falsoVídeo do 7 de Setembro de 2022 circula como se fosse deste ano

Vídeo do 7 de Setembro de 2022 circula como se fosse deste ano