🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Logs das urnas não identificam nomes e votos dos eleitores

Por Luiz Fernando Menezes

17 de novembro de 2022, 17h14

Não é possível identificar os nomes e os votos de todos os eleitores brasileiros ao decodificar os logs, que são os registros de atividades das urnas eletrônicas, como afirmam publicações que circulam nas redes sociais. Os nomes que aparecem nos logs mostrados no vídeo são de pessoas que apresentaram erro de digitação no momento da digitação do título de eleitor. O único dado que aparece é o do nome do eleitor: os votos dele na urna não têm o sigilo quebrado pelos registros.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 3.000 compartilhamentos no Twitter e 2.000 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (11). As peças de desinformação também circulam no Telegram e no WhatsApp, redes nas quais não é possível estimar o alcance com precisão (fale com a Fátima).


Selo falso

Abriram a caixa preta do TSE, conseguiram decodificar o sistema intransponível. Agora temos em mãos os nomes e votos de 100% dos eleitores.

Postagem com nomes de eleitores não mostra informações decodificadas que provam que voto não é sigiloso

Circula nas redes sociais uma lista de nomes de pessoas que teriam tido seus votos identificados pelos logs das urnas eletrônicas, o que é falso. De fato, os nomes aparecem nos logs das urnas, mas não há relação com as escolhas dos candidatos: isso acontece quando o mesário erra o nome ao digitar os dados do título de eleitor no terminal.

Leia mais
Explicamos Como funcionam as urnas eletrônicas e o que garante que os votos estão seguros nelas

Todas as informações que constam na tabela estão disponíveis nos logs das urnas divulgados no site do TSE. Aos Fatos analisou três logs citados no documento — Porto Calvo (AL), Juazeiro (BA) e Janaúba (MG) — e identificou que todos os nomes aparecem após uma mensagem de que houve um “erro na escrita do texto”. No exemplo abaixo, em azul, o lugar em que fica o nome.

Print mostra trecho do log de urna que mostra mensagem de erro que acompanha nome de eleitor
'Erro na escrita'. Em azul, o nome do eleitor, borrado; antes, a mensagem que acompanha o nome

O secretário de tecnologia da informação e comunicação do TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco), George Maciel, explica que os casos citados não mostram nenhum dado vinculado que permita a quebra de sigilo: “Em algumas poucas situações, quando há um erro no terminal do mesário, a urna grava no log a mensagem de texto (incluindo o nome do eleitor) que é apresentado no display do terminal do mesário naquele instante da falha”. Após o aparecimento dos nomes, as urnas são reiniciadas e a eleição continua normalmente.

As tabelas mostram cerca de 40 nomes em seções diferentes pelo Brasil, entre os 156 milhões de eleitores registrados em quase 94 mil seções no país e no exterior, segundo informa o TSE. O sistema das urnas não permite saber em que candidatos um eleitor votou. Ao registrar seus votos, a urna eletrônica salva apenas a indicação de que o voto aconteceu. As informações sobre os candidatos escolhidos são embaralhadas em uma tabela para assegurar o sigilo do voto.

Referências:

1. Aos Fatos
2. TSE (1 e 2)
3. Poder360

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.