Lady Gaga não chamou por ‘Alejandro de Moraes’ em show nem protestou contra anistia

Compartilhe

Não é verdade que a cantora Lady Gaga pediu para o público brasileiro chamar por “Alejandro de Moraes” em protesto contra a anistia dos participantes dos atos golpistas de 8 de Janeiro. As peças de desinformação que fazem essa alegação distorcem o momento do show ocorrido no Rio de Janeiro no último sábado (3) no qual a artista apresentou uma de suas músicas mais populares, “Alejandro”.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 30 mil curtidas no Instagram e de centenas de compartilhamentos no Threads até a tarde desta quarta-feira (7).

Lady Gaga fez uma multidão de 2,1 milhões de pessoas chamarem Alejandro de Moraes ontem em Copacabana. Foi o maior coro contra a anistia de golpistas do 8 de janeiro já registrado no país.

Captura de tela de vídeo publicado no Instagram. Nele, a cantora Lady Gaga, uma mulher branca de cabelos longos e loiros, aparece no palco vestida com um vestido branco e com os braços levantados próximos à boca, fazendo um gesto com as mãos. À sua frente, há uma bandeira do Brasil estendida. Na parte inferior da imagem, está sobreposto o texto: 'MOMENTO EM QUE LADY GAGA CANTA PARA ALEJANDRO DE MORAES EM COPACABANA'. À direita, o texto do post afirma: 'Lady Gaga fez uma multidão de 2,1 milhões de pessoas chamarem Alejandro de Moraes ontem em Copacabana. Foi o maior coro contra a anistia de golpistas do 8 de janeiro já registrado no país'.

Publicações nas redes enganam ao afirmar que Lady Gaga teria incentivado o público brasileiro a chamar por “Alejandro de Moraes” — referência ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes — em protesto contra a anistia durante o show realizado na praia de Copacabana no último sábado (3).

Na realidade, após ler uma carta dedicada aos fãs brasileiros, a cantora retomou a apresentação com uma brincadeira que introduziu uma de suas músicas mais famosas, chamada “Alejandro”.

"Tem um amigo que eu estou procurando muito, se vocês puderem dar uma olhada por aí. Acho que ele está em algum lugar lá atrás. Vocês conseguem vê-lo? Alejandro!", disse a artista na ocasião.

Em nenhum momento do show Lady Gaga faz menção ou qualquer alusão ao ministro Alexandre de Moraes. Embora algumas peças virais tenham um tom humorístico, muitos usuários acreditaram se tratar de uma informação verdadeira.

A imagem mostra uma montagem com diversos comentários de usuários no Instagram reagindo às publicações desinformativas. Eles expressam apoio tanto a Lady Gaga quanto ao ministro Alexandre de Moraes. As fotos de perfil e os nomes estão borrados para manter os usuários anônimos.
Comentários mostram que parte do público acreditou na informação falsa, reagindo com entusiasmo ao suposto protesto da cantora (Reprodução/Instagram)

Aos Fatos já desmentiu diversas alegações falsas sobre a apresentação da cantora no país — entre elas, a de que a prefeitura do Rio de Janeiro teria gasto R$ 95 milhões com o evento, a de que teria havido um suposto encontro entre a cantora e o presidente Lula ou a de que a artista teria dado uma declaração sobre a bandeira do Brasil.

O caminho da apuração

Aos Fatos assistiu à apresentação de Lady Gaga do último sábado (3) e confirmou que em nenhum momento a cantora fez referência ao ministro do STF ou à anistia aos acusados do 8 de Janeiro. Também consultamos a imprensa para contextualizar a checagem.

Referências

  1. g1
  2. Aos Fatos (1, 2 e 3)

Compartilhe

Leia também

falsoPosts compartilham imagens falsas para sugerir que Jeffrey Epstein estaria vivo

Posts compartilham imagens falsas para sugerir que Jeffrey Epstein estaria vivo

falsoNão é verdade que houve recorde de falências de empresas no Brasil em 2025

Não é verdade que houve recorde de falências de empresas no Brasil em 2025

falsoÉ falso que Tarcísio convocou reunião com governadores para pedir intervenção contra Moraes

É falso que Tarcísio convocou reunião com governadores para pedir intervenção contra Moraes

fátima
Fátima