Posts distorcem vídeo para fazer crer que Kamala expulsou de comício cristãos que louvaram Jesus

Compartilhe

Não é verdade que a vice-presidente e candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, tenha expulsado manifestantes de um comício após eles terem gritado “Jesus é o senhor”. Os vídeos omitem que os manifestantes ficaram repetindo a palavra “mentira” para tentar interromper a vice-presidente enquanto ela criticava a política antiaborto de Donald Trump. Apoiadores de Kamala expulsaram os opositores.

O vídeo enganoso acumulava ao menos 200 mil visualizações no TikTok e 20 mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (22).

Kamala Harris disse a um homem gritando 'Jesus é o Senhor' que eles estão "no comício errado" na noite de quinta-feira, quando sua campanha fez uma parada em La Crosse, Wisconsin.

Vídeo de Kamala circula com legenda que diz ‘durante comício, homem exalta nome de Jesus e Kamala o repreende’

São enganosas as publicações que dizem que Kamala Harris zombou e expulsou cristãos de um de seus comícios após eles gritarem “Jesus é o senhor”. As peças de desinformação distorcem a situação ocorrida durante um evento na cidade de La Crosse, em Wisconsin, no dia 17 de outubro, quando manifestantes interromperam a democrata após ela ter criticado Donald Trump.

Conforme pode ser verificado na gravação original do comício (veja abaixo), Kamala criticava a derrubada do direito ao aborto nos Estados Unidos quando pessoas gritaram para tentar interrompê-la:

O diálogo completo foi:

Kamala: “Donald Trump escolheu a dedo três membros da Suprema Corte dos Estados Unidos com a intenção de que ele iriam desfazer as proteções de Roe vs. Wade. E eles fizeram como ele quis”.

Manifestantes: “Mentira! Isso é mentira”.

Kamala: “Oh, vocês estão no comício errado”.

Kamala se referia a uma decisão da Suprema Corte de junho de 2022 cujo resultado foi reverter a jurisprudência que perdurava desde 1973 — no julgamento do caso Roe vs. Wade — e estabelecia garantias constitucionais ao direito ao aborto. De fato, os três juízes indicados por Trump — Neil Gorsuch, Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett — votaram pela mudança.

Em outra gravação, feita por um apoiador que estava mais ao fundo do comício, é possível ouvir que outro manifestante, depois da fala de Kamala sobre a decisão, gritou “Jesus é o senhor” e “Cristo é rei”. No mesmo momento, no entanto, é possível ouvir gritos de “mentira”.

Dois jovens autodeclarados como “cristãos pró-vida” disseram ser os autores dos gritos. Após a tentativa de interrupção, eles foram expulsos pelos apoiadores de Kamala.

A candidata democrata é cristã e se identifica como batista. Ela visitou igrejas durante sua campanha e tem dito que não precisa abandonar sua fé para defender o direito ao aborto.

O caminho da apuração

Como as peças de desinformação compartilham um trecho recortado do comício de Kamala, Aos Fatos primeiro procurou a íntegra do evento. Traduzimos, então, as falas da democrata e os gritos audíveis dos manifestantes. Também procuramos outras gravações do mesmo momento, que mostram que os manifestantes tentaram interromper a democrata.

Por fim, Aos Fatos pesquisou reportagens sobre a decisão citada pela vice-presidente em seu discurso, que motivou a tentativa de interrupção.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima