Posts enganam ao alegar que Kamala Harris riu de pergunta sobre refugiados ucranianos

Por Priscila Pacheco

24 de março de 2022, 14h09

Um trecho em vídeo de uma entrevista com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e o presidente da Polônia, Andrzej Duda, foi tirado de contexto em postagens nas redes sociais para fazer crer que ela riu ao ser perguntada se seu país receberia refugiados da Ucrânia (veja aqui). Na realidade, Harris reagiu com risadas a uma confusão sobre quem responderia as dúvidas da jornalista primeiro, se ela ou o mandatário polonês.

Publicações que distorcem o contexto do vídeo reuniam ao menos 2.400 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (24). No Twitter, a peça de desinformação foi retuitada pelo menos centenas de vezes.


Selo distorcido

Esta é a vice-presidente dos EUA, a esquerdista Kamala Harris, gargalhando ao seu perguntada se os EUA ajudarão e receberão os refugiados da Ucrânia. Está é a "linda e maravilhosa" política que os esquerdosos na mídia sonham que se torne a presidente dos EUA.

Trecho de vídeo de Kamala Harris circula descontextualizado

Postagens distorcem informações ao indicar que Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, teria gargalhado em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de seu país receber refugiados ucranianos durante entrevista coletiva na Polônia, em 10 de março. O motivo da risada foi, na realidade, uma confusão sobre quem responderia primeiro a dúvida, se ela ou o presidente polonês Andrzej Duda, que também havia sido questionado pela jornalista.

É possível ver a cena original a 33 minutos e 50 segundos na transmissão veiculada pela TV americana CBS. Nela, Asma Khalid, repórter da rádio pública americana NPR, pergunta a Harris o que os Estados Unidos pretendem fazer para receber refugiados ucranianos, e, em seguida, questiona o presidente polonês se ele havia pedido para os EUA aceitarem essas pessoas.

Após a pergunta, os dois políticos se entreolham e riem, indecisos sobre quem falaria primeiro. Em seguida, Harris indica que iniciará a resposta, mas Duda faz um sinal para ela e pede a palavra. Depois que o polonês encerra a fala, a vice-presidente americana diz, sem rir, que seu país está preparado para auxiliar a Polônia e que discute como ajudar ucranianos que querem viver nos EUA.

Momentos antes do trecho destacado nas postagens checadas, os dois políticos também passaram por uma confusão semelhante de quem responderia primeiro a uma pergunta, o que também ajuda a explicar a posterior risada da vice americana. Aos 28 minutos e 57 segundos do vídeo original, é possível observar a reação de ambos após a pergunta de Maja Wójcikowska, do canal polonês TVN24. Dessa vez, Kamala respondeu primeiro.

No Twitter, Herbie Ziskend, vice-diretor de comunicação de Kamala Harris, disse que os risos foram tirados de contexto e ressaltou que não se referiam aos refugiados, e sim à confusão sobre quem falaria primeiro. O diálogo completo, inclusive com as citações das risadas, está disponível na transcrição publicada no site da Casa Branca.

Esta peça de desinformação também foi verificada nos EUA pela Reuters.

Referências:

1. CBS
2. The Independent
3. Twitter Herbie Ziskend
4. Casa Branca


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.