Justiça de São Paulo, e não Moraes, mandou derrubar contas de Marçal

Compartilhe

Não é verdade que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes foi o autor da decisão que derrubou a conta de Pablo Marçal (PRTB) no Instagram no último sábado (5). A suspensão do perfil foi ordenada pela Justiça Eleitoral de São Paulo após o ex-coach publicar um documento falso para acusar Guilherme Boulos (PSOL) de uso de drogas.

As publicações com a alegação enganosa acumulavam mais de 47 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (8).

Moraes derruba a terceira conta de Pablo

Fotos de Moraes e Marçal circulam com legenda enganosa que diz que Moraes ordenou derrubada da terceira conta de Marçal.

São mentirosas as publicações que afirmam que o ministro Alexandre de Moraes foi o responsável por ordenar a suspensão dos perfis de Pablo Marçal das redes na véspera do primeiro turno. A conta @pablomarcalporsp, que publicou um receituário falso contra Guilherme Boulos, foi suspensa por ordem do juiz eleitoral Rodrigo Capez.

A decisão foi motivada por uma notícia-crime apresentada pela equipe de Boulos no último sábado (5). A campanha pediu a prisão preventiva e a adoção de medidas cautelares contra Marçal por divulgar fatos sabidamente inverídicos.

Entenda o que ocorreu abaixo:

  • Na noite da última sexta-feira (4), durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda., Marçal anunciou que iria publicar uma prova de que Boulos seria usuário de cocaína. Minutos depois, foi postado na conta @pablomarcalporsp um receituário falso que dizia que o psolista teria dado entrada em uma clínica após um surto psicótico por uso de cocaína;
  • Naquela mesma noite, Boulos negou as alegações e apresentou provas de que não estava na clínica na data citada no documento. Aos Fatos também desmentiu a veracidade do receituário com base em uma série de elementos;
  • No sábado (5), Boulos processou Marçal na Justiça Eleitoral de São Paulo;
  • Às 8h, o juiz eleitoral Rodrigo Marzola Colombini concedeu uma liminar determinando a exclusão dos vídeos em diferentes redes, incluindo a entrevista ao Inteligência Ltda.;
  • Às 14h30, uma nova decisão, desta vez do juiz eleitoral Rodrigo Capez, determinou a suspensão da conta de Marçal no Instagram por 48 horas e requisitou à PF a instauração de um inquérito policial;
  • Após a derrubada, Marçal criou uma nova conta no Instagram — @spmarcal — que também foi derrubada por ordem de Capez.

Também no sábado, o ministro Alexandre de Moraes intimou o ex-coach a prestar depoimento à PF em até 24 horas. O magistrado apontou que Marçal estaria usando o X (ex-Twitter), rede social banida do Brasil, desde o dia 2 de outubro. O depoimento foi enviado, por escrito, nesta terça-feira (8).

“Ressalta-se que o uso sistemático deste perfil na data de hoje, bem como nos dias anteriores, se amolda à hipótese de monitoramento de casos extremados, em que usuários utilizam subterfúgios para acessar e publicar na plataforma X, de forma sistemática e indevida, com a finalidade de propagar desinformação em relação às eleições de 2024, com discurso de ódio e antidemocráticos, conforme manifestação da Procuradoria-Geral da República”, afirmou Moraes em um trecho da decisão.

A Reuters também desmentiu esta peça de desinformação.

O caminho da apuração

Para desmentir a alegação do post enganoso, Aos Fatos buscou as decisões da Justiça Eleitoral referentes ao caso e também analisou o conteúdo da intimação de Alexandre de Moraes contra Marçal.

Por fim, a reportagem recuperou os acontecimentos relacionados ao caso do documento forjado na noite de sexta-feira (4) e no decorrer do sábado (5) e montou uma breve linha do tempo.

Referências

  1. TSE (1 e 2)
  2. Aos Fatos (1, 2 e 3)
  3. TRE-SP (1 e 2)
  4. EBC
  5. UOL

Compartilhe

Leia também

falsoErro de emissora na Pensilvânia não prova fraude para Kamala Harris

Erro de emissora na Pensilvânia não prova fraude para Kamala Harris

falsoVídeo em que Vini Jr. diz que ‘roubaram’ Bola de Ouro foi criado por IA

Vídeo em que Vini Jr. diz que ‘roubaram’ Bola de Ouro foi criado por IA

não é bem assimVídeo de 2023 em que bolsonaristas convocam ato circula como se fosse atual

Vídeo de 2023 em que bolsonaristas convocam ato circula como se fosse atual