Justiça de Goiás arquiva processo do procurador Ailton Benedito contra o Aos Fatos

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

O Tribunal de Justiça de Goiás arquivou, na última segunda-feira (9), um pedido do procurador federal Ailton Benedito para censurar uma reportagem do Aos Fatos e indenizá-lo pela publicação. Mencionado na reportagem "Apoio à cloroquina engaja mais no Twitter sustentado em desinformação", publicada em maio de 2020, Benedito foi apontado como um dos usuários bolsonaristas do Twitter que mais promoveram o uso da cloroquina contra a Covid-19.

O juiz Felipe Vaz de Queiroz do 10º Juizado Cível Especial rejeitou o pedido de censura e indenização contra o Aos Fatos, em março deste ano, decidindo pelo arquivamento da ação. Em 11 de abril, ele negou um embargo declaratório de Ailton Benedito. Após o fim do trânsito em julgado da sentença, os autos foram arquivados.

A reportagem, feita pelos jornalistas Marina Gama Cubas, Bruno Fávero e Amanda Ribeiro, lista o procurador dentre os usuários que mais tuitaram sobre cloroquina. Em março, em sua decisão, o juiz Felipe Vaz de Queiroz considerou que, no texto do Aos Fatos, "dados foram genericamente apresentados, sem cunho vexatório, intimidatório, calunioso ou difamatório".

Assédio digital e judicial. A ação de iniciativa de Benedito foi precedida de episódios de assédio ao Aos Fatos nas redes sociais fomentada por expoentes do bolsonarismo. O procurador ameaçou este site em seu Twitter e estimulou a prática de assédio judicial contra outros jornalistas.

Na época, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) divulgou uma nota de solidariedade ao Aos Fatos e de repúdio às tentativas de intimidação. Jornalistas de vários veículos também publicaram notas de solidariedade ao replicar a mensagem "Sr. @AiltonBenedito, todo jornalista tem o direito e o dever de checar falsidades vindas de quaisquer autoridades. Chama-se liberdade de imprensa e direito à informação. Estamos do lado do @aosfatos".

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Leia também

Checamos a entrevista de Flávio Bolsonaro à TV Globo

Checamos a entrevista de Flávio Bolsonaro à TV Globo

falsoVídeo mostra construção de ponte na China, não no Brasil

Vídeo mostra construção de ponte na China, não no Brasil

falsoÉ falso que Trump disse em discurso que vai capturar e prender Lula

É falso que Trump disse em discurso que vai capturar e prender Lula

fátima
Fátima