🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Jornalista da CNN Brasil não disse que incêndio de estátua de Borba Gato foi ‘pacífico’

Por Luiz Fernando Menezes

26 de julho de 2021, 14h06

Não é verdade que a apresentadora da CNN Brasil Daniela Lima disse que a depredação da estátua de Borba Gato, em São Paulo, neste sábado (24), foi um “incêndio pacífico” e que todos os manifestantes estavam de máscara, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). A declaração, originalmente publicada em um perfil de paródias, nunca foi dita pela jornalista, que não trabalhou na cobertura do caso.

Postagens que compartilham a falsa declaração somavam, até a tarde desta segunda-feira (26), ao menos 3.500 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook. Todas as publicações foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação (saiba como funciona).


A apresentadora Daniela Lima, da CNN Brasil, vem sendo atacada nas redes sociais por uma frase inventada por um perfil de paródias e atribuída a ela. Não há registros de que a jornalista tenha dito que a depredação da estátua do Borba Gato, durante um ato em São Paulo na tarde de sábado (24), foi um “incêndio pacífico”.

Ao Aos Fatos, Lima explicou que não estava trabalhando no dia em que os ativistas atearam fogo na estátua. Em busca pelas reportagens publicadas pela CNN Brasil sobre o assunto, Aos Fatos não encontrou nenhuma fala da apresentadora sobre o caso.

A frase falsa foi publicada originalmente no Twitter na noite de sábado pelo perfil @g1memes, uma conta autointitulada “perfil paródia”. Nas últimas postagens, por exemplo, a página fez piadas com o senador Omar Aziz (DEM-AM), a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a apresentadora do SporTV Natália Lara.

A publicação, no entanto, logo deixou de circular como um meme e passou a ser compartilhada com o objetivo de atacar a jornalista. Na rede social, Daniela Lima informou que denunciou o perfil. Segundo ela, o Twitter informou que o perfil mudou de nome.

O Estadão Verifica também publicou uma checagem sobre o assunto.

Referências:

1. UOL
2. Twitter (@Daniela_Lima)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.