🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Johnny Depp não disse ao ‘The New York Times’ que espera reeleição de Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

2 de junho de 2022, 16h16

É falso que Johnny Depp defendeu a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) em entrevista ao The New York Times após o fim do processo contra a atriz Amber Heard, como afirmam postagens (veja aqui). Aos Fatos não localizou no jornal ou em sites de buscas declarações do ator americano em apoio ao mandatário brasileiro. A frase circulou primeiro como sátira em grupos no Telegram, mas passou a ser tratada como real.

Publicações enganosas acumulam ao menos mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (2).


Selo falso

‘Esta vitória não é só minha, mas é uma vitória da verdade sobre a mentira. Assim como foi a vitória de Jair Bolsonaro no Brasil em 2018. Espero que os brasileiros entendam o valor da liberdade e da verdade e reelejam Jair Bolsonaro em 2022 para que a liberdade jamais seja suprimida pela mentira’ (...) - Johnny Depp para o The New York Times.

Postagem com alegação falsa sobre Johnny Depp e Bolsonaro

O ator Johnny Depp não disse ao The New York Times que sua vitória no julgamento de um processo de difamação contra sua ex-mulher, a atriz Amber Heard, se compara à eleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Brasil em 2018 e que espera que o mandatário seja reeleito neste ano.

Não há registro de publicação semelhante no jornal americano nem em sites de buscas. Em comunicado oficial à imprensa após a conclusão do julgamento, Depp não cita Bolsonaro.

Heard e Depp se processaram mutuamente por difamação, e o julgamento foi concluído na quarta-feira (1º). Amber Heard foi condenada a pagar US$ 10,35 milhões ao ex-marido por difamação, enquanto Depp terá que indenizar a atriz em US$ 2 milhões. Após a divulgação do resultado, as postagens com a falsa declaração de Depp começaram a circular em grupos humorísticos no Telegram. As peças, no entanto, se espalharam por diversas plataformas, como Facebook, Instagram e Twitter, sem o contexto satírico.

Comentários de usuários que não entenderam o teor satírico das publicações.
Nas redes. Exemplos de comentários em publicações com a falsa declaração de Depp

No seu perfil oficial no Twitter, o presidente zombou de Heard, que se posicionou contra a sua eleição em 2018. Segundo o jornal Correio Braziliense, uma postagem em que Bolsonaro cita em inglês o versículo bíblico “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” também seria referente ao julgamento.

Referências:

1. The New York Times
2. G1 (1 e 2)
3. Twitter (@jairbolsonaro 1 e 2)
4. Correio Braziliense


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.