Vídeo do JN é editado para fazer crer que Bolsonaro aparece à frente de Lula em pesquisa do Ipec

Compartilhe

Um trecho do Jornal Nacional veiculado em 5 de outubro foi alterado para mostrar o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), à frente na pesquisa do Ipec divulgada naquela data, o que é falso (veja aqui). No vídeo original, o resultado da sondagem apresentado é invertido: o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência da República, com 51% dos votos totais, enquanto Bolsonaro tem 43%. O trecho que cita os votos válidos também foi alterado.

O conteúdo adulterado conta com ao menos 30 mil visualizações no Kwai e 7.200 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (11).


Selo falso

Vídeo teve números trocados em gráfico e edição de som para afirmar que Bolsonaro lidera em pesquisa eleitoral

As imagens e o áudio de uma reportagem do Jornal Nacional transmitida no dia 5 de outubro foram adulterados para afirmar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a pesquisa de intenções de voto à Presidência divulgada pelo Ipec naquela data. Na reportagem original, é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quem aparece na primeira posição. O resultado aparece a partir dos 11 minutos e 52 segundos na edição do telejornal da Globo.

No vídeo editado, as fotos de Bolsonaro e de Lula são invertidas no gráfico dos resultados da pesquisa (veja comparação abaixo). A fala da jornalista Renata Vasconcellos também é editada para trocar os dois nomes no momento de apresentar os indicadores. A pesquisa apontou o petista com 51% das intenções considerando votos totais, que incluem brancos e nulos, enquanto Bolsonaro tem 43%.

À esquerda, gráfico da peça de desinformação, com Bolsonaro à frente de Lula; à direita, o gráfico real, com Lula na frente de Bolsonaro
Comparação. Gráfico falso (esq.) inverte posições de Bolsonaro e Lula do vídeo original (dir.)

No momento em que William Bonner apresenta os resultados dos votos válidos — que não considera entrevistados indecisos e que optam pelo voto branco ou nulo —, o áudio também foi editado para trocar as posições dos dois candidatos. A partir de 12 minutos e 42 segundos, Bonner diz: “Luiz Inácio Lula da Silva tem 55% dos votos válidos, com a margem, de 53 a 57. Jair Bolsonaro tem 45% dos votos válidos, com a margem, de 43 a 47”. O gráfico também é adulterado para trocar os candidatos de posição.

O Ipec disse ao Fato ou Fake, iniciativa de checagem do Grupo Globo, que vai denunciar o conteúdo falso. A empresa especializada em pesquisas entrevistou 2.000 pessoas em 129 municípios, entre os dias 3 e 5 de outubro.

A desinformação também foi checada pela Agência Lupa, Reuters, AFP e Boatos.org.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. G1 (1 e 2)
  2. Globoplay

Compartilhe

Leia também

falsoPosts inventam diálogo entre Moraes e engenheiro da Oracle para sugerir fraude em 2022

Posts inventam diálogo entre Moraes e engenheiro da Oracle para sugerir fraude em 2022

falsoÉ falso que pesquisas indicam vitória de Marçal no primeiro turno

É falso que pesquisas indicam vitória de Marçal no primeiro turno

Justiça mira membros da campanha de Marçal que espalharam laudo falso contra Boulos

Justiça mira membros da campanha de Marçal que espalharam laudo falso contra Boulos