Janja não citou números falsos sobre a Amazônia às vésperas da COP30

Compartilhe

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, não mentiu ao dizer em discurso às vésperas da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) que a Amazônia concentra quase 50 milhões de habitantes, 400 povos indígenas e mais de 300 idiomas. Os dados abarcam os territórios brasileiros e estrangeiros nos quais a floresta está localizada e foram publicados pelo Banco Mundial, pela ONU (Organização das Nações Unidas) e por ONGs ligadas ao meio ambiente.

As peças enganosas acumulavam 26 mil compartilhamentos no Facebook e 5.000 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (7).

Janja mente em discurso e diz que a Amazônia tem 50 milhões de habiantes, 400 povos indígenas e 300 idiomas

A imagem é dividida em duas partes. À esquerda, aparece Janja — mulher de pele clara, cabelos castanhos e lisos, usando óculos e roupas claras, falando ao microfone diante de um fundo vermelho. À direita, está o presidente Lula — homem de pele clara, cabelos e barba grisalhos, com a mão apoiada no rosto e expressão séria. Na parte inferior, há um texto em letras brancas e vermelhas com a frase 'Janja mente em discurso e diz que a Amazônia tem 50 milhões de habitantes e 300 idiomas'.

Posts nas redes têm acusado falsamente a primeira-dama de ter usado dados enganosos sobre a Amazônia durante discurso no Global Citizen Festival, evento realizado no último sábado (1°) em Belém (PA) às vésperas da COP30.

Na ocasião, Janja disse que a Amazônia tem 7 milhões de km² distribuídos entre nove países, quase 50 milhões de habitantes, 400 povos indígenas e mais de 300 idiomas. Os dados citados pela primeira-dama abarcam áreas nacionais e estrangeiras da floresta, a chamada Bacia Amazônica ou Amazônia Internacional, e são corroborados por entidades internacionais.

Segundo o Banco Mundial, a Amazônia tem 47 milhões de habitantes em uma área de 6,7 milhões de km² e abrange, além do Brasil, o Peru, a Bolívia, o Suriname, a Colômbia, a Venezuela, a Guiana, o Equador e a Guiana Francesa.

Números próximos também são citados pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e por ONGs ambientalistas, como a OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica) e a WWF.

De acordo com o Pnuma, a Amazônia tem mais de 400 grupos étnicos indígenas, com uma “enorme riqueza humana em culturas e línguas”. Já a OTCA sustenta que a região abriga povos que falam mais de 300 idiomas, o que também sustenta as declarações da primeira-dama.

Para corroborar a tese de que Janja teria inflado os números sobre a Amazônia, os posts enganosos compartilham dados do censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a Amazônia Legal, uma área delimitada pelo governo brasileiro em 1953 que compreende apenas nove estados dentro do território nacional:

  • Os dados mostram que há 26,7 milhões de pessoas vivendo na Amazônia Legal — número próximo do divulgado pelo Banco Mundial para esse recorte demográfico;
  • Em todo o Brasil, há ainda 391 etnias e 295 idiomas indígenas;
  • Do total de etnias, 259 estão presentes no Amazonas e 222 no Pará, os dois maiores estados da Amazônia Legal.

Alguns posts enganosos compartilham ofensas contra Janja. Comentários depreciativos baseados em teses enganosas sobre a primeira-dama são recorrentes nas redes, conforme já mostrado pelo Aos Fatos em reportagem.

Lula. Na última quinta-feira (6), durante a sessão Clima e Natureza: Florestas e Oceanos, na Cúpula de Líderes da COP30, o presidente Lula (PT) fez uma declaração semelhante à de Janja:

“Mas a floresta não é só feita de flora e fauna. Cinquenta milhões de pessoas vivem no território amazônico da América do Sul, em metrópoles como Belém ou Santa Cruz de la Sierra e em vilarejos, comunidades ribeirinhas e aldeias. Aqui, vivem 400 povos indígenas, que falam mais de 300 idiomas”, disse o petista.

Aos Fatos, no entanto, não encontrou nas redes publicações ofensivas iguais ou semelhantes às direcionadas a Janja.

A reportagem entrou em contato com a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República para questionar a respeito do teor da fala da primeira-dama e informar a respeito dos posts ofensivos que circulam contra ela, mas não houve resposta. O texto será atualizado em caso de retorno.

O caminho da apuração

Aos Fatos analisou o discurso da primeira-dama em registros oficiais e em vídeos do evento para identificar o contexto e as fontes dos dados citados. Em seguida, consultou publicações do Banco Mundial, da ONU e de organizações ambientalistas, como a OTCA e a WWF, que apresentam estatísticas sobre a região da Bacia Amazônica.

A equipe também conferiu os dados do Censo 2022 do IBGE referentes à Amazônia Legal, a fim de comparar os diferentes recortes geográficos. Por fim, Aos Fatos mapeou os posts que circulavam nas redes sociais e verificou o volume de interações e o teor das mensagens, para compreender a disseminação das alegações.

Referências

  1. SGB
  2. USP
  3. Banco Mundial (1 e 2)
  4. Pnuma
  5. OTCA
  6. WWF
  7. IBGE (1 e 2)
  8. Amazônia 2030
  9. Aos Fatos

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que tornozeleira de Bolsonaro estava contaminada com césio-137

É falso que tornozeleira de Bolsonaro estava contaminada com césio-137

falsoVídeo que mostra ‘fazenda de visualizações’ foi gerado por IA

Vídeo que mostra ‘fazenda de visualizações’ foi gerado por IA

falsoÉ falso áudio em que Lula parabeniza Moraes pela prisão de Bolsonaro

É falso áudio em que Lula parabeniza Moraes pela prisão de Bolsonaro

fátima
Fátima