🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Ipec e Instituto Lula funcionam no mesmo endereço

Por Priscila Pacheco

2 de setembro de 2022, 13h43

Não é verdade que o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), empresa de pesquisas fundada no ano passado por ex-executivos do Ibope Inteligência, funciona no mesmo endereço do Instituto Lula, como alegam nas redes sociais (veja aqui). As duas organizações não têm vínculos e suas sedes ficam em bairros diferentes de São Paulo (SP). As postagens enganam ao omitir que, até 2011, a entidade ligada ao ex-presidente se chamava Instituto de Pesquisa e Estudos de Cidadania e usava a sigla Ipec.

Esta peça de desinformação reunia ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook e no Twitter nesta sexta-feira (2).


Selo falso

Postagem engana ao dizer que empresa de pesquisa eleitoral e Instituto Lula ficam no mesmo endereço

São enganosas as postagens que afirmam que a empresa de pesquisas Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), fundada em 2021 por ex-executivos do Ibope Inteligência, está localizada no mesmo endereço do Instituto Lula. A alegação falsa omite que, até 2011, a organização ligada ao ex-presidente se chamava Instituto de Pesquisa e Estudos de Cidadania e usava a sigla Ipec.

As duas organizações, na realidade, estão sediadas em bairros diferentes de São Paulo (SP). O Instituto Lula fica na rua Pouso Alegre, no Ipiranga. O Ipec funcionava na avenida Paulista, na Bela Vista, mas mudou-se há pouco para a alameda Santos, no Jardim Paulista. As duas entidades também já desmentiram a alegação enganosa (veja aqui e aqui).

Esta informação falsa foi difundida primeiro nesta quarta-feira (31) pelo youtuber e candidato a deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). Ele reconheceu o erro posteriormente.

Referências:

1. Ipec
2. Instituto Lula
3. YouTube Gustavo Gayer


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.