Indígena que foi à ONU com Bolsonaro não é filha de Damares Alves

Compartilhe

É falsa a informação que circula nas redes sociais que Ysani Kalapalo, indígena que integrou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), seria filha da ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (veja aqui). A filha adotiva dela se chama Lulu Kamayurá.

A falsa informação consta em posts de páginas e perfis pessoais no Facebook, onde já acumulava ao menos 1.000 compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (30). Todas as publicações com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Sabe aquela índia mentirosa que o Bolsonaro levou na ONU. É a filha da Damares.

Circula nas redes sociais a informação que Ysani Kalapalo, indígena que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em sua participação na ONU na semana passada, seria a filha de Damares Alves. Isso, no entanto, não é verdade: a filha adotiva da ministra chama-se Kajutiti Lulu Kamayurá. Abaixo, é possível ver uma comparação entre a Lulu (esquerda) e Ysani (direita).

Ysani é natural da aldeia Tehuhungu, no Parque do Xingu, em Mato Grosso e foi líder do Movimento Indígenas em Ação até 2015. Segundo a IstoÉ, ela calcula ter 28 anos, uma vez que sua cultura tradicional não conta idade e nem comemora aniversários. Ela também possui um canal no Youtube, onde, entre outras publicações, já disse que as queimadas na Amazônia não tinham relação com o governo Bolsonaro e que eram comuns nessa época do ano.

Lulu, 21, também nasceu no Parque do Xingu, mas na aldeia Kamayurá. Segundo reportagem da revista Época, que ouviu a avó de Lulu, Damares teria levado a criança irregularmente sob o pretexto de começar um tratamento dentário. A ministra, após a publicação da matéria, disse que “nenhuma lei foi violada". "A família biológica dela a visita regularmente. Tios, primos e irmãos que saíram com ela da aldeia residem em Brasília. Todos mantêm uma excelente relação afetiva”, disse a ministra na época, por meio de sua assessoria.

A Agência Lupa realizou uma checagem semelhante sobre esta desinformação.

Compartilhe

Leia também

falsoTrump não convidou Lula para sua posse

Trump não convidou Lula para sua posse

falsoÉ falso que vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix foi exibido na Times Square

É falso que vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix foi exibido na Times Square

falsoCasa que resistiu a incêndio não fica em Los Angeles e não pertence a pastor

Casa que resistiu a incêndio não fica em Los Angeles e não pertence a pastor