É falso que Prefeitura do Rio escondeu imigrantes e sem-teto no Maracanã durante G20

Compartilhe

Não é verdade que a Prefeitura do Rio de Janeiro “escondeu” pessoas em situação de rua, imigrantes venezuelanos e sem-teto no Complexo do Maracanã durante o G20. A administração municipal, na realidade, adaptou o estádio para alojar representantes de movimentos que participaram da Cúpula Social — braço do evento internacional voltado à sociedade civil.

A gravação que mostra a chegada de participantes de movimentos sociais ao Maracanã circulou acompanhada da mensagem enganosa em grupos de Whatsapp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

O marido de uma pessoa da minha relação é policial e está hoje de plantão no maracanã para controlar os mendigos, venezuelanos e pessoal do MTST que está sendo levado pra lá para FINGIR que a cidade é organizada. São dezenas de ônibus chegando. Tudo bancado com o dinheiro público na Prefeitura. Olhem a hipocrisia!

Print de vídeo que mostra pessoas chegando ao Maracanã com bandeiras de movimentos sociais

Um vídeo que mostra a chegada de representantes da sociedade civil à Cúpula Social do G20 tem circulado nas redes acompanhado de uma mensagem enganosa que alega que a Prefeitura do Rio estaria “escondendo” imigrantes e sem-teto no Maracanã. Questionada pelo Aos Fatos, a gestão municipal explicou que o estádio foi adaptado para alojar membros de movimentos sociais que participaram do encontro.

Segundo a prefeitura, “as comitivas começaram a chegar na quarta-feira (13), e no domingo (17) retornaram para seus locais de origem”. Depois do desembarque, os ônibus foram estacionados no Sambódromo do Rio.

O alojamento de integrantes de movimentos sociais no Maracanã também foi reportado por matérias sobre o evento (veja aqui e aqui).

Iniciativa brasileira, o G20 Social reuniu universidades, conselhos e movimentos sociais nacionais e internacionais para debater temas como o combate à fome e à desigualdade, a sustentabilidade e as mudanças climáticas. Ao fim do evento, no último sábado (16), os participantes entregaram ao presidente Lula (PT) uma declaração que sintetiza as propostas acordadas durante os debates.

O caminho da checagem

Aos Fatos analisou o vídeo que circula nos posts desinformativos e identificou bandeiras de movimentos sociais que de fato participaram do G20 Social. Questionamos a Prefeitura do Rio de Janeiro sobre o vídeo e recebemos a nota explicando a situação.

Por fim, localizamos publicações da imprensa que reportaram o alojamento de representantes de entidades sociais no Maracanã durante o G20 Social.

Compartilhe

Leia também

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

falsoPosts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

Posts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

fátima
Fátima