🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Imagem que mostra Macron ainda criança ao lado de Brigitte é montagem

Por Luiz Fernando Menezes

11 de setembro de 2019, 13h28

É montagem uma foto que circula nas redes sociais como se retratasse a primeira-dama da França, Brigitte Macron, ao lado de seu primeiro marido e de uma criança que, segundo as publicações, seria o presidente Emmanuel Macron (veja aqui). A imagem é uma junção de uma foto de Brigitte ao lado de professores da escola onde dava aulas e outra de Macron com apenas seis anos.

A desinformação sobre o casal presidencial francês passou a circular depois que o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, fizeram comentários desrespeitosos sobre Brigitte. Da mesma forma como parte dos usuários das redes sociais no Brasil impulsionaram a hashtag #DesculpaBrigitte para se retratar em nome do país, outros passaram a difundir informações falsas sobre Macron e sua mulher.

No Facebook, a montagem já foi compartilhada ao menos 2.000 vezes até a tarde desta quarta-feira (11). Todas as publicações com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Primeira dama com seu 1° marido,Alguém sabe quem é o "menininho"???

A imagem acima circula nas redes sociais em publicações que afirmam que Brigitte Macron conheceu seu atual marido, o presidente francês Emmanuel Macron, quando ele ainda era uma criança. Algumas publicações dizem, inclusive, que o homem ao seu lado seria seu primeiro marido. A foto, no entanto, é uma montagem de duas imagens do documentário La stratégie du météore (A estratégia do meteoro, em português), sobre a trajetória de Macron. A mulher é de fato Brigitte, mas a foto de Macron aos 6 anos de idade foi inserida na imagem em que ela aparece ao lado de professores da escola onde dava aulas.

O homem ao lado de Brigitte também não é seu primeiro marido, o banqueiro Andre-Louis Auziére, com quem ela foi casada de 1974 a 2006. Quando a mesma montagem circulou na França com a legenda “O marido, a esposa e o amante”, em 2018, o jornal francês Libération contatou a escola onde Brigitte lecionava e descobriu que o homem ao seu lado era o professor de história Claude Hugot, que não tinha qualquer relação com a atual primeira-dama.

Macron conheceu Brigitte em 1993, quando ele tinha 15 anos e ela, 39. Ele cursava o ensino médio e ela era sua professora de teatro. Aos 17, Macron disse que casaria com ela, mas a união aconteceu apenas em 2007, quando ele tinha quase 30 anos de idade.

Repercussão. As peças de desinformação começaram a circular nas redes depois de Bolsonaro fazer um comentário desrespeitoso a Brigitte Macron. Quando um seguidor publicou no Facebook uma imagem comparando os casais presidenciais brasileiro e francês com a legenda "Entende agora porque Macron persegue Bolsonaro?", Bolsonaro endossou a mensagem respondendo: "Não humilha o cara. Kkkkkkk"

Alguns dias depois, em um seminário em Fortaleza, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que Brigitte “é feia mesmo”. Mais tarde no mesmo dia, em nota oficial, Guedes se desculpou pelo que chamou de “brincadeira”.

O embate diplomático entre França e Brasil começou depois que Macron passou a se pronunciar sobre as queimadas na Amazônia e classificou o problema como uma crise internacional.

Referências:

1. Libération
2. IstoÉ
3. El País
4. Folha de S.Paulo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.