Imagem não retrata ato a favor de Bolsonaro, mas protesto contra Dilma em 2015

Por Priscila Pacheco

3 de maio de 2021, 16h54

Uma foto tirada em 2015 durante manifestação pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na avenida Paulista, em São Paulo, circula em postagens nas redes sociais como se mostrasse ato a favor do governo Bolsonaro de sábado (1º) (veja aqui).

Posts com a atribuição enganosa da imagem reuniam ao menos 6.113 compartilhamentos nesta segunda-feira (3) no Facebook e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


Mais de um milhão de robôs na Paulista ❗🇧🇷 Manifestação 1º de maio 2021🇧🇷 #BrasilFechadoComBolsonaro #VotoImpressoAuditavelJa #dadoorecado 👏👏👏👏👏👏 #PresidenteEuAutorizo🇧🇷🇧🇷

Postagens nas redes sociais atribuem ao ato a favor do governo Bolsonaro neste sábado (1º) na avenida Paulista, em São Paulo, a foto de uma manifestação pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) realizada no mesmo local em 15 de março de 2015. A imagem foi registrada pelo fotógrafo Robson Fernandjes e está disponível para download gratuito no site Fotos Públicas.

As postagens que tiram a foto de contexto alegam ainda que o ato bolsonarista teria reunido um milhão de pessoas na Paulista, mas a Polícia Militar não divulgou estimativa de público.

Nesta segunda-feira, Aos Fatos checou que foto de uma missa do Papa em 2013 também tem sido usada em postagens como se fosse das manifestações pró-governo de sábado.

Referências:

1. Aos Fatos
2. G1 (Fontes 1 e 2)
3. Fotos Públicas

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.