Não é verdade que o presidente da França, Emmanuel Macron, foi fotografado beijando um homem em uma lancha durante suas férias. A imagem que circula nas redes foi gerada por inteligência artificial a partir de um registro publicado pela revista francesa Voici no dia 2 de agosto.
Publicações com o conteúdo falso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no X (ex-Twitter) até a tarde desta quinta-feira (8).
🏳️🌈🏳️⚧️🏴 - Macron curtindo suas férias, beijando seu homem e as crianças vendo tudo.. Será possível que não conseguem deixar as crianças bem longe das orgias e depravação deles ????? 😤
Foi gerado por inteligência artificial o registro que mostra Emmanuel Macron beijando outro homem em uma lancha. A imagem enganosa foi criada a partir de registros reais das férias do chefe de Estado, publicadas na edição de 2 de agosto da Voici, revista de fofocas francesa.
Nas imagens originais divulgadas pela revista (veja abaixo), o homem aparece apenas segurando o pulso do presidente.
📸🇫🇷| Le président de la République française, Emmanuel Macron, est en vacances avec sa compagne Brigitte au Fort de Brégançon, où ils ont pour habitude de séjourner l’été. pic.twitter.com/ER7XtHAlim
— LeSiteInfo (@LeSiteInfoFR) August 2, 2024
Outras peças de desinformação compartilham ainda um vídeo que supostamente mostraria o momento do beijo. No entanto, a gravação não passa de uma animação feita por IA a partir da foto publicada pela Voici.
Uma análise do vídeo também traz evidências de que o conteúdo foi criado artificialmente. No momento em que agarra o braço de Macron, por exemplo, a mão do homem fica presa ao pulso do presidente francês e seu cotovelo assume uma forma alongada e deformada.
Outro instante que deixa claro o uso de IA é o momento do beijo, em que a barriga de Macron aparece distorcida e se movimenta em uma velocidade anormal.
O registro foi feito no Forte de Brégançon, residência oficial usada como local de férias dos presidentes da França. O fato de Macron ter visitado o local com a esposa, Brigitte, em meio aos Jogos Olímpicos em Paris foi motivo de críticas da imprensa local. “Em plena Olimpíada e enquanto o país não tem mais governo, o presidente decidiu sair de férias”, publicou a Voici.
De acordo com o portal francês Mediavenir, Macron teria reagido aos ataques solicitando a criação de um aplicativo para acompanhar em tempo real o desempenho dos atletas do país nas Olimpíadas enquanto estivesse de férias.
Em resposta à publicação do portal no X, o presidente sugeriu que a informação divulgada pelo veículo era falsa.
L’application s’appelle @AntoGriezmann.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) July 30, 2024
Esta peça de desinformação também foi checada por Boatos.org.
O caminho da checagem
Ao analisar a imagem compartilhada pelas peças de desinformação, Aos Fatos encontrou indícios de manipulação por inteligência artificial. Em busca reversa, a reportagem encontrou ainda os registros publicados pela revista Voici e verificou que a cena do beijo não estava entre eles.