Imagem que mostra Benjamin Netanyahu hospitalizado foi gerada por IA

Compartilhe

Uma imagem que mostra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, hospitalizado foi gerada por inteligência artificial. Um site da Jordânia publicou a imagem em junho de 2023 e apontou na legenda que o conteúdo foi gerado por IA. Aos Fatos não identificou qualquer registro recente na imprensa nacional e internacional sobre alguma hospitalização de Netanyahu em novembro.

Publicações com o conteúdo enganoso circulam no X (ex-Twitter) e no TikTok em português. Versões da postagem falsa também foram compartilhadas em outros idiomas, como inglês, turco e árabe.

De acordo com a mídia israelense: Netanyahu sofreu um grave problema de saúde enquanto estava em Kirya e foi transferido para um hospital em Tel Aviv.Netanyahu está com grave problema de saúde

Post engana ao usar uma imagem gerada por inteligência artificial como se mostrasse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, hospitalizado recentemente

Foi gerada por inteligência artificial uma imagem que mostra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deitado em uma maca hospitalar e usando uma máscara de oxigênio. Um site da Jordânia publicou a imagem em junho de 2023 e apontou na legenda que o conteúdo foi gerado por IA. Aos Fatos também não encontrou notícias recentes sobre uma internação do premiê israelense.

A imagem falsa voltou a ser compartilhada no último dia 17. Ferramentas que identificam indícios de manipulação digital também confirmaram que o registro não é real.

Apesar das alegações de que o primeiro-ministro de Israel teria sido internado, não foram publicadas novas informações sobre o quadro médico de Netanyahu nos canais ligados ao político (aqui e aqui). Na última semana, quando a peça voltou a circular, o premiê discursou no plenário do Knesset, parlamento israelense (veja abaixo).

A mais recente hospitalização de Netanyahu aconteceu em março deste ano, quando o premiê de Israel passou por uma cirurgia de hérnia. Antes disso, em julho de 2023, o político israelense foi internado duas vezes: uma por um quadro de desidratação e outra para uma cirurgia cardíaca para colocar um marca-passo (veja aqui e aqui).

As buscas reversas feitas pelo Aos Fatos no Google Imagens e TinEye indicaram que as imagens circulavam desde junho de 2023. Uma busca mais aprofundada identificou que o registro foi publicado pela primeira vez no dia 5 de junho do ano passado, em uma reportagem sobre Netanyahu estar processando ativistas que teriam afirmado que ele teria câncer. A nota em um site da Jordânia aponta na legenda que a imagem usada foi gerada por inteligência artificial (veja aqui).

Ferramentas que identificam se um registro foi manipulado ou gerado por IA também apontaram que há 99% de chances de a imagem que mostra o primeiro-ministro de Israel hospitalizado ter sido gerada digitalmente. A reportagem usou as ferramentas Fake Image Detector e True Media, que constataram que a peça apresenta indícios de ter sido manipulada por IA (veja aqui e aqui).

Esta peça de desinformação também foi verificada pela agência indiana The Quint, pela irlandesa Logically Facts, pela americana PolitiFact e pela AFP, no Brasil.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez uma busca reversa no Google Imagem usando uma parte da postagem enganosa e identificou que o registro circulava nas redes desde 2023.

Com a imagem completa, a reportagem usou a ferramenta de busca reversa TinEye, que constatou que a imagem foi publicada no dia 23 de junho de 2023. Mas uma versão um pouco mais antiga, do dia 5 de junho daquele ano, foi publicada com uma legenda apontando que a ilustração foi gerada por IA em um site da Jordânia.

Depois, o Aos Fatos ainda passou a imagem em duas ferramentas que identificam se conteúdos foram gerados por inteligência artificial ou possuem sinais de manipulação digital. O Fake Image Detector concluiu que há indícios de manipulação, enquanto TrueMedia concluiu que há 99% de chances de ser um registro gerado por IA. Por fim, foram usadas reportagens para contextualizar a verificação.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta