Uma imagem que mostra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, hospitalizado foi gerada por inteligência artificial. Um site da Jordânia publicou a imagem em junho de 2023 e apontou na legenda que o conteúdo foi gerado por IA. Aos Fatos não identificou qualquer registro recente na imprensa nacional e internacional sobre alguma hospitalização de Netanyahu em novembro.
Publicações com o conteúdo enganoso circulam no X (ex-Twitter) e no TikTok em português. Versões da postagem falsa também foram compartilhadas em outros idiomas, como inglês, turco e árabe.
De acordo com a mídia israelense: Netanyahu sofreu um grave problema de saúde enquanto estava em Kirya e foi transferido para um hospital em Tel Aviv.Netanyahu está com grave problema de saúde
Foi gerada por inteligência artificial uma imagem que mostra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deitado em uma maca hospitalar e usando uma máscara de oxigênio. Um site da Jordânia publicou a imagem em junho de 2023 e apontou na legenda que o conteúdo foi gerado por IA. Aos Fatos também não encontrou notícias recentes sobre uma internação do premiê israelense.
A imagem falsa voltou a ser compartilhada no último dia 17. Ferramentas que identificam indícios de manipulação digital também confirmaram que o registro não é real.
Apesar das alegações de que o primeiro-ministro de Israel teria sido internado, não foram publicadas novas informações sobre o quadro médico de Netanyahu nos canais ligados ao político (aqui e aqui). Na última semana, quando a peça voltou a circular, o premiê discursou no plenário do Knesset, parlamento israelense (veja abaixo).
A mais recente hospitalização de Netanyahu aconteceu em março deste ano, quando o premiê de Israel passou por uma cirurgia de hérnia. Antes disso, em julho de 2023, o político israelense foi internado duas vezes: uma por um quadro de desidratação e outra para uma cirurgia cardíaca para colocar um marca-passo (veja aqui e aqui).
As buscas reversas feitas pelo Aos Fatos no Google Imagens e TinEye indicaram que as imagens circulavam desde junho de 2023. Uma busca mais aprofundada identificou que o registro foi publicado pela primeira vez no dia 5 de junho do ano passado, em uma reportagem sobre Netanyahu estar processando ativistas que teriam afirmado que ele teria câncer. A nota em um site da Jordânia aponta na legenda que a imagem usada foi gerada por inteligência artificial (veja aqui).
Ferramentas que identificam se um registro foi manipulado ou gerado por IA também apontaram que há 99% de chances de a imagem que mostra o primeiro-ministro de Israel hospitalizado ter sido gerada digitalmente. A reportagem usou as ferramentas Fake Image Detector e True Media, que constataram que a peça apresenta indícios de ter sido manipulada por IA (veja aqui e aqui).
Esta peça de desinformação também foi verificada pela agência indiana The Quint, pela irlandesa Logically Facts, pela americana PolitiFact e pela AFP, no Brasil.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez uma busca reversa no Google Imagem usando uma parte da postagem enganosa e identificou que o registro circulava nas redes desde 2023.
Com a imagem completa, a reportagem usou a ferramenta de busca reversa TinEye, que constatou que a imagem foi publicada no dia 23 de junho de 2023. Mas uma versão um pouco mais antiga, do dia 5 de junho daquele ano, foi publicada com uma legenda apontando que a ilustração foi gerada por IA em um site da Jordânia.
Depois, o Aos Fatos ainda passou a imagem em duas ferramentas que identificam se conteúdos foram gerados por inteligência artificial ou possuem sinais de manipulação digital. O Fake Image Detector concluiu que há indícios de manipulação, enquanto TrueMedia concluiu que há 99% de chances de ser um registro gerado por IA. Por fim, foram usadas reportagens para contextualizar a verificação.