🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Imagem de protesto pelo impeachment circula como se fosse de ato por Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

27 de maio de 2019, 16h43

A foto de uma manifestação pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília, em março de 2016, circula nas redes sociais como se retratasse a manifestação deste domingo (26) na capital federal em favor do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

A peça de desinformação foi publicada no Facebook por perfis pessoais e acumula cerca de 6.500 compartilhamentos. Todas as publicações foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação (entenda como funciona).


FALSO

Essa vai pra esquerdalha que diz que tem eleitor do Bolsonaro arrependido. Será???

A legenda acima acompanha a imagem de uma multidão em Brasília que, supostamente, teria comparecido à manifestação pró-governo realizada no último domingo (26.). A foto, no entanto, não tem relação com os atos em favor de Jair Bolsonaro.

Ela é, na verdade, um registro da manifestação contra a presidente Dilma Rousseff do dia 15 de março de 2016 na Esplanada dos Ministérios. A foto é de Sérgio Lima, da Folhapress. O protesto reuniu cerca de 45 mil pessoas, segundo a PM-DF (Polícia Militar do Distrito Federal).


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.