🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Imagem de ponte repleta de manifestantes é de 2016, não de ato em apoio ao governo

Por Marco Faustino

15 de março de 2021, 18h36

Uma imagem de um protesto ocorrido em 2016 em Vitória (ES) tem sido difundida nas redes sociais (veja aqui) como se retratasse uma manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro no último domingo (14). Na verdade, a foto de manifestantes de verde e amarelo sobre a chamada Terceira Ponte, que liga a capital capixaba à cidade de Vila Velha, mostra um ato contra a corrupção e a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

A peça de desinformação conta com ao menos 51.500 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (15) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).


ALGUÈM VIU ISSO NA TV?

Posts nas redes sociais têm compartilhado uma foto da Terceira Ponte, que liga Vitória (ES) a Vila Velha (ES), repleta de pessoas de verde e amarelo como se fosse de ato pró-Bolsonaro realizado no último domingo (14). A imagem, no entanto, é de protesto contra a então presidente Dilma Rousseff ocorrido em 13 de março de 2016.

Embora não tenha encontrado o registro original, o Aos Fatos comparou a imagem com outras fotos (veja aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) registradas naquela mesma ocasião, e constatou que possuem elementos idênticos, como outdoors e veículos estacionados (veja abaixo).

Na época, a organização do ato disse que 200 mil pessoas foram às ruas de Vila Velha e Vitória para protestar contra o governo petista. Já a Polícia Militar informou que 120 mil manifestantes se encontraram na Praça do Papa, na capital capixaba, no momento de maior concentração.

Carreata. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fizeram uma carreata em Vila Velha e Vitória no último domingo para protestar contra o governador Renato Casagrande e as restrições adotadas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Inicialmente, a Guarda Municipal de Vila Velha estimou que 3 mil veículos participaram da carreata, porém, a Polícia Militar informou que foram apenas 200 veículos.

Manifestações semelhantes ocorreram em ao menos outras seis capitais e, desde então, publicações compartilham fotos antigas para inflar o público dos atos. Nesta segunda-feira, o Aos Fatos checou que outra foto de 2016 de protesto contra Dilma tem sido enganosamente associada a manifestação de apoio a Bolsonaro em Brasília e que uma imagem de um ato na praia de Copacabana de 2019 tem sido difundida como se tivesse sido registrada no domingo.

Referências:

1. Facebook (Fontes 1, 2, 3, 4 e 5)
2. G1
3. A Gazeta
4. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.