Não foi tirada no último domingo (29), em ato que contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a foto que mostra uma multidão de verde e amarelo ocupando a avenida Paulista, em São Paulo. O registro original foi feito durante uma manifestação ocorrida durante o 7 de Setembro de 2024.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 1.400 curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (30).
Boulos diz que o ato na Av. Paulista com o Presidente Jair Bolsonaro foi 'esvaziado'. A Direita cada vez mais forte!

Foi registrada no 7 de Setembro de 2024, e não no ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no último domingo (29), uma foto que mostra a avenida Paulista repleta de pessoas vestidas de verde e amarelo. Por meio de busca reversa, Aos Fatos constatou que a imagem foi feita pela fotógrafa Luisa Purchio durante os atos do Dia da Independência do ano passado.
Convocada por Bolsonaro e pelo pastor Silas Malafaia, a manifestação do último fim de semana reuniu 12,4 mil pessoas no horário de pico, segundo o Monitor do Debate Político do Meio Digital, coordenado pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) em parceria com a USP (Universidade de São Paulo).
Em comparação, cerca de 45,4 mil compareceram à avenida Paulista em 7 de setembro de 2024, quando foi feito o registro compartilhado pelas peças enganosas.
Com o mote “Justiça Já”, o ato realizado no último domingo pedia anistia aos réus do 8 de Janeiro e atacava o STF (Supremo Tribunal Federal) pelo julgamento da trama golpista. Ao lado de aliados, Bolsonaro discursou para apoiadores e voltou a negar que houve tentativa de golpe após as eleições de 2022.
O caminho da apuração
Aos Fatos usou ferramentas de busca reversa para localizar versões anteriores da fotografia. A partir dos resultados, foi possível identificar que o registro havia sido feito por Luisa Purchio durante os atos de 7 de Setembro de 2024, e não no evento recente citado nas publicações.
A reportagem buscou então dados sobre o público presente nos dois eventos para comparar o tamanho das manifestações. As estimativas foram obtidas junto ao Monitor do Debate Político no Meio Digital. As informações foram cruzadas com reportagens da época e materiais visuais publicados por fontes confiáveis para verificar a distorção de contexto presente nos posts.




