Imagem de ato no 7 de Setembro de 2024 circula como se fosse recente

Compartilhe

Não foi tirada no último domingo (29), em ato que contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a foto que mostra uma multidão de verde e amarelo ocupando a avenida Paulista, em São Paulo. O registro original foi feito durante uma manifestação ocorrida durante o 7 de Setembro de 2024.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 1.400 curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (30).

Boulos diz que o ato na Av. Paulista com o Presidente Jair Bolsonaro foi 'esvaziado'. A Direita cada vez mais forte!

A imagem mostra uma grande multidão ocupando a avenida Paulista, em São Paulo, durante o dia. A maioria das pessoas veste roupas nas cores verde e amarelo, muitas carregando bandeiras do Brasil. É possível ver faixas e cartazes erguidos entre os manifestantes, mas os textos não estão legíveis. Acima da imagem, há um texto sobreposto onde lê-se: 'Boulos diz que o ato na Av. Paulista com o Presidente Jair Bolsonaro foi 'esvaziado'. A Direita cada vez mais forte!'

Foi registrada no 7 de Setembro de 2024, e não no ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no último domingo (29), uma foto que mostra a avenida Paulista repleta de pessoas vestidas de verde e amarelo. Por meio de busca reversa, Aos Fatos constatou que a imagem foi feita pela fotógrafa Luisa Purchio durante os atos do Dia da Independência do ano passado.

Convocada por Bolsonaro e pelo pastor Silas Malafaia, a manifestação do último fim de semana reuniu 12,4 mil pessoas no horário de pico, segundo o Monitor do Debate Político do Meio Digital, coordenado pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) em parceria com a USP (Universidade de São Paulo).

Em comparação, cerca de 45,4 mil compareceram à avenida Paulista em 7 de setembro de 2024, quando foi feito o registro compartilhado pelas peças enganosas.

Com o mote “Justiça Já”, o ato realizado no último domingo pedia anistia aos réus do 8 de Janeiro e atacava o STF (Supremo Tribunal Federal) pelo julgamento da trama golpista. Ao lado de aliados, Bolsonaro discursou para apoiadores e voltou a negar que houve tentativa de golpe após as eleições de 2022.

O caminho da apuração

Aos Fatos usou ferramentas de busca reversa para localizar versões anteriores da fotografia. A partir dos resultados, foi possível identificar que o registro havia sido feito por Luisa Purchio durante os atos de 7 de Setembro de 2024, e não no evento recente citado nas publicações.

A reportagem buscou então dados sobre o público presente nos dois eventos para comparar o tamanho das manifestações. As estimativas foram obtidas junto ao Monitor do Debate Político no Meio Digital. As informações foram cruzadas com reportagens da época e materiais visuais publicados por fontes confiáveis para verificar a distorção de contexto presente nos posts.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima