🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Imagem da Torre Eiffel engana novamente sobre homenagem a Lula

Por Priscila Pacheco

10 de março de 2020, 17h55

Voltou a circular nas redes sociais uma peça de desinformação (veja aqui) que afirma que a Torre Eiffel foi iluminada de vermelho em homenagem ao ex-presidente Lula (PT). O Aos Fatosdesmentiu postagens similares em outubro de 2019, quando a prefeitura de Paris anunciou que concederia o título de cidadão honorário ao petista. O conteúdo enganoso passou a ser compartilhado novamente na semana passada, quando Lula foi à cidade para receber a honraria. A foto usada nessas publicações é, na verdade, de 2004 e câmeras que registram o monumento 24h por dia permitem ver que a torre não foi iluminada de vermelho quando Lula estava na capital francesa.

Postagens com essa informação falsa foram publicadas por páginas no Facebook e acumulavam mais de 4.000 compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (10). Todas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Torre Eiffel anteontem (03/03/2020) homenageou Lula e o Partido dos Trabalhadores.

Não é verdade que a Torre Eiffel foi iluminada de vermelho na semana passada em homenagem ao ex-presidente Lula (PT), como afirmam publicações que circulam nas redes sociais. A imagem compartilhada com a peça de desinformação é de 2004, quando o monumento ganhou iluminação em comemoração ao Ano-Novo chinês.

O petista esteve em Paris no dia 2 de março para receber o título de cidadão honorário da cidade, mas a reportagem não encontrou menções na imprensa francesa e nos canais oficiais sobre mudanças na iluminação da torre. Imagens de uma câmera 24h ainda permitem ver que o ponto turístico não estava vermelho quando Lula estava na capital francesa.

A mesma peça de desinformação circulou em outubro de 2019, quando foi anunciada a condecoração de Lula. Na época, o Aos Fatos averiguou que a foto era antiga e que uma imagem similar estava disponível no Flickr do fotógrafo Zedwarf com descrição referente à comemoração chinesa e com data de postagem de 28 de janeiro de 2004.

Na conta oficial da Torre Eiffel no Instagram, a última imagem que mostra uma iluminação vermelha foi publicada dia 13 de fevereiro de 2020 por conta do Dia dos Namorados. Outra foto registra o monumento avermelhado no dia 22 de maio de 2019, por causa do show de iluminação em comemoração ao aniversário de 130 anos da torre. Já uma cronologia destacada no site oficial cita a iluminação avermelhada em janeiro de 2004 por conta do Ano-Novo chinês.

Além disso, o Aos Fatos também verificou por meio do site EarthCam, que registra imagens ao vivo do monumento diariamente, que não houve modificação na iluminação da Torre Eiffel entre os dias 2 e 4 de março.

Por fim, a assessoria de imprensa da Société de la Tour Eiffel, que administra o monumento, negou em contato com a reportagem que a homenagem tenha sido realizada.

Honraria. Anunciada em outubro de 2019, a entrega do título de cidadão honorário de Paris a Lula foi feita na segunda-feira (2) pela prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo. Além do petista, estavam presentes a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, candidato derrotado na eleição presidencial de 2018.

Referências
1. Aos Fatos
2. Poder 360
3. TourEiffel.Paris
4. PT
5. Lemonde.fr
6. Le Figaro
7. EarthCam


Este texto foi modificado às 17h20 em 11 de março de 2020 para incluir o posicionamento da Société de la Tour Eiffel.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.