Uma foto que circula nas redes e que supostamente mostraria a colisão entre dois helicópteros no Rio de Janeiro neste domingo (14) foi feita com auxílio de inteligência artificial. Além de uma análise visual indicar uma série de indícios de manipulação digital, o conteúdo foi detectado como IA pelas ferramentas identificadoras do Google e da OpenAI.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1.500 curtidas e 2.000 compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (17).
Helicóptero de cantor internacional colidiu com outro helicóptero no Rio de Janeiro vitimando 6 pessoas

Publicações nas redes compartilham como se fosse verdadeira uma imagem gerada por IA que supostamente mostraria a colisão entre dois helicópteros no Rio de Janeiro no domingo (14).
A imagem apresenta diversos indícios de manipulação digital.

Registros do acidente mostram que os helicópteros envolvidos eram preto e azul-marinho, e não preto e branco, como na imagem.
Aos Fatos também submeteu o conteúdo ao identificador de IA do Google, que confirmou se tratar de um registro totalmente manipulado. A ferramenta da OpenAI indicou que a imagem não foi produzida por modelos da empresa, mas análise complementar do ChatGPT concluiu que há “fortes indícios de ter sido gerada por IA”.
O acidente. A colisão ocorreu na manhã de domingo (14), quando dois helicópteros bateram no ar e caíram sobre o pátio de uma concessionária de veículos no Rio de Janeiro.
As seis pessoas a bordo morreram, entre elas o cantor americano Oliver Tree Nickel, que estava em turnê e passou os últimos dias viajando pelo Brasil.
O acidente está sendo investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O caminho da apuração
Aos Fatos analisou a imagem e identificou diversos elementos típicos de imagens geradas por inteligência artificial.
A reportagem também comparou a foto com imagens autênticas da colisão e submeteu o arquivo a uma ferramenta de detecção de conteúdo sintético do Google, que confirmou ser um registro manipulado.
Esta checagem foi atualizada às 12h do dia 18.jun.2026 para corrigir o horário do acidente. Diferentemente do que foi informado anteriormente, a colisão aconteceu na manhã de domingo (14).





