Imagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

Compartilhe

Não é verdade que uma imagem que mostra uma explosão à noite seja registro de um suposto ataque dos houthis, grupo rebelde do Iêmen, a um porta-aviões dos Estados Unidos no mar Vermelho na última semana. A foto original, feita em junho de 2017, é de um ataque do Iêmen a navios militares da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, segundo portais de notícias locais.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (21).

‼️⚠️🇾🇪 Nas últimas horas, as Forças Armadas do Iêmen atacaram com sucesso o porta-aviões norte-americano USS Harry Truman no norte do mar Vermelho com dois mísseis de cruzeiro e dois drones, e atacaram um destróier dos EUA com um míssil de cruzeiro e quatro drones.

Captura de tela de uma publicação no X onde lê-se com letras pretas em fundo branco: ‘Nas últimas horas, as Forças Armadas do Iêmen atacaram com sucesso o porta-aviões norte-americano USS Harry Truman no norte do mar Vermelho com dois mísseis de cruzeiro e dois drones, e atacaram um destróier dos EUA com um míssil de cruzeiro e quatro drones’. Abaixo está uma imagem que mostra uma explosão no mar à noite, com uma grande luminosidade alaranjada refletindo na água. No canto esquerdo da imagem, há um círculo branco contendo texto em hebraico, que pode ser traduzido como ‘Notícias em tempo real’.

Publicações enganam ao afirmar que imagens que circulam nas redes mostram o momento do suposto ataque dos houthis contra um porta-aviões americano no mar Vermelho na última semana. Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o registro original e confirmou que se trata de um ataque das Forças Armadas do Iêmen, sob liderança do grupo rebelde, contra navios da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes em junho de 2017.

No último domingo (16), os houthis reivindicaram o ataque ao porta-aviões USS Harry Truman no mar Vermelho, mas sem apresentar evidências. A ação teria ocorrido em resposta aos ataques dos Estados Unidos ao Iêmen no sábado (15), que deixaram ao menos 31 pessoas mortas.

A investida americana ordenada por Donald Trump teve início após os rebeldes iemenitas anunciarem planos de retomar os ataques a navios israelenses nos mares Vermelho e Arábico. A ação representa a maior operação militar americana desde a volta do republicano à Casa Branca.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a imagem mostra um ataque ocorrido 14 de junho de 2017, e não recentemente. Também recorremos a portais de notícias para contextualizar a checagem.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Trump fez pronunciamento exigindo explicações sobre operação no Rio

É falso que Trump fez pronunciamento exigindo explicações sobre operação no Rio

O que é a PEC da Segurança, defendida por Lula após operação no Rio

O que é a PEC da Segurança, defendida por Lula após operação no Rio

falsoDino não defendeu desmilitarização das polícias após operação no Rio de Janeiro

Dino não defendeu desmilitarização das polícias após operação no Rio de Janeiro

fátima
Fátima