Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Compartilhe

Um vídeo de uma idosa em uma cela circula fora de contexto para dar a entender que ela foi presa por ter participado dos atos golpistas do 8 de Janeiro, o que é falso. Na verdade, a mulher que aparece nas imagens é Angelina Lopes da Silva, de 72 anos, presa em 2011 por suspeita de tráfico de drogas, em Goiânia.

Publicações com o conteúdo mentiroso acumulavam mais de 1.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até esta sexta-feira (12). A peça também circula no Instagram e no Facebook.

A senhora Angelina, com 72 anos, pegou 13 anos de prisão. Crime: protestar contra os ditadores sanguinários que defendem o Hamas e Hezbola. Arma do crime: uma bandeira 13cm x 13cm do Brasil e uma bíblia.

Publicação usa vídeo de 2011 como se fosse recente para mentir sobre prisão de idosa de 72 anos por participar dos atos golpistas de 8 de Janeiro

Um vídeo de 2011 de uma idosa presa tem circulado fora de contexto para dar a entender que as imagens são recentes e ela foi condenada por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro em Brasília, o que é falso.

A mulher que aparece na gravação é Angelina Lopes da Silva, à época com 72 anos. Ela foi presa em Goiânia junto com o filho Paulo Lopes da Silva, acusados de tráfico de drogas. O caso aconteceu em 2011 — e, portanto, não tem a ver com a tentativa de golpe de janeiro de 2023.

Aos Fatos não encontrou o vídeo original usado na peça mentirosa, mas identificou a reportagem no YouTube, feita pela TV Goiânia, que mostra a prisão de Angelina e Paulo. Veja abaixo.

A reportagem também fez uma análise comparativa entre a imagem compartilhada nas peças falsas e o vídeo da prisão, publicado originalmente no YouTube, e identificou semelhanças que confirmam ser a mesma pessoa. Confira abaixo.

Imagem comparativa que analisa a pessoa que aparece nas peças falsas com reportagem sobre a prisão de idosa por tráfico de drogas.
Análise comparativa entre a peça que tira de contexto o motivo da prisão de idosa com vídeo original sobre a prisão da mulher, publicado pela TV Goiânia (Reprodução)

Essa não é a primeira vez que peças falsas usam imagens de pessoas idosas para enganar sobre a prisão de pessoas envolvidas na tentativa de golpe de 8 de Janeiro.

Aos Fatos já desmentiu, por exemplo, um vídeo que enganava sobre a libertação de Ilda Santos, então com 90 anos, que teria sido presa após os atos golpistas.

O caminho da checagem

O Aos Fatos realizou uma busca reversa para identificar a idosa entrevistada no vídeo. Também fez pesquisas relacionando o nome e a idade dela com termos sobre prisão.

Foi encontrada uma reportagem de 2011 sobre a prisão da idosa e do filho sob acusação de tráfico de drogas - o que permite concluir que a prisão não tem qualquer relação com os atos golpistas de 8 de Janeiro.

Compartilhe

Leia também

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

falsoVídeo não mostra exército da Venezuela invadindo o Brasil

Vídeo não mostra exército da Venezuela invadindo o Brasil

falsoÉ falso que Lula propôs venda de alimentos fora da validade para reduzir preços

É falso que Lula propôs venda de alimentos fora da validade para reduzir preços